Lula e Marisa chegam ao desfile de 7 de Setembro em carro aberto

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizada às 12h11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia chegaram em carro aberto, o Rolls Royce presidencial, para o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ele vestia terno verde-claro e ela um vestido verde-bandeira.
  • Reuters

    Lula veste terno verde-claro e Marisa um vestido verde-bandeira.

O evento reúne ainda os ministros Nelson Jobim (Defesa), Celso Amorim (Relações Exteriores), Dilma Rousseff (Casa Civil), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Márcio Fortes (Cidades), José Pimentel (Previdência), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Educação), Juca Ferreira (Cultura) e Orlando Silva (Esportes), além do presidente do STF, Gilmar Mendes e do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Cerca de 3.600 pessoas devem participar da parada, que foi assistida por 30 mil pessoas, número abaixo dos 50 mil expectadores esperados. O dia amanhaneceu muito nublado, mas ao longo do desfile o sol apareceu.

Neste ano, o desfile do 7 de Setembro tem como tema a "confiança". O slogan "Independência é pra festejar" está relacionado à posição brasileira no enfrentamento da crise econômica mundial. O governo destaca o Brasil como um dos países que tem alcançado mais sucesso ao atravessar as turbulências no cenário financeiro global.

Um dos destaques neste contexto é, sem dúvida, o pré-sal, anunciado há uma semana em cerimônia com a presença de vários ministros, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pré-sal também foi tema do desfile do ano passado e dominou os pronunciamentos de Lula em 2008 e também deste ano.

Neste domingo, em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente da República convocou os brasileiros a trabalhar pela aprovação dos projetos do pré-sal que tramitam no Congresso Nacional. No pronunciamento do ano passado, Lula havia afirmado que o reforço da Petrobras seria uma das diretrizes no modelo de exploração do pré-sal.

Programação

Sarkozy chega ao Brasil


Lula abre a festa na Esplanada dos Ministérios, fazendo a revista às tropas e recepcionando o convidado de honra, o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Por conta do Ano da França no Brasil, o país europeu participará do desfile, inclusive com sua patrulha acrobática, equivalente à Esquadrilha da Fumaça Brasileira.

Após o desfile, Lula e Sarkozy terão reunião no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República em Brasília. Os dois devem assinar acordos estratégicos na área militar que incluem a compra de submarinos e helicópteros.

A expectativa é que o desfile reúna cerca de 20 mil pessoas nas arquibancadas cobertas. A infraestrutura inclui ainda tribunas para autoridades e convidados, telões, banheiros químicos, pontos de distribuição de água e postos de atendimento do Corpo dos Bombeiros, da Defesa Civil e da secretaria de Saúde do governo do Distrito Federal.

O evento custará pouco mais de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos este ano, cerca de 28% a menos que em 2008.

De acordo com o site 'Contas Abertas', a economia deve-se à crise financeira mundial e à realização de licitação por meio de pregão eletrônico. A João Palestino Eventos, que já realizou a festa em anos anteriores, será mais uma vez a responsável pelo evento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos