Renascer lança reconstrução de igreja que desabou na zona sul de São Paulo em janeiro

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Cerca de mil seguidores da Igreja Renascer em Cristo participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da reconstrução da nova sede da igreja, no Cambuci, na zona Sul de São Paulo. O teto do imóvel desabou no dia 18 de janeiro, matando nove pessoas e deixando 114 feridas. O acidente aconteceu no momento em que fiéis deixavam o culto das 17h no local e outros chegavam para a celebração seguinte.

Desabamento causou nove mortes e mais de 100 feridos

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    O inquérito sobre as causas do acidente ainda não foi concluído


O alvará definitivo autorizando a reconstrução da igreja foi aprovado no mês passado, segundo a pastora Adriana Bernardo. "A obra deve durar cerca de um ano e meio e deve ter início ainda este mês", prevê. O novo imóvel deve ser semelhante ao antigo, de acordo com Adriana.

Um relatório da USP (Universidade de São Paulo) divulgado em maio concluiu que a causa do acidente na igreja da avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, foi a falta de reforço metálico em uma parte da estrutura de madeira que sustentava o telhado do imóvel. A peça, que ficava acima do púlpito acabou ruindo, o que desestabilizou a estrutura.

Segundo informações da pastora, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede começou por volta das 10 horas de hoje e contou com a participação do casal Hernandes, fundador da Igreja, e do jogador Kaká, um dos discípulos mais famosos dos evangélicos.

Estevam e Sônia Hernandes chegaram ao Brasil no dia 1º de agosto, após cumprirem pena nos Estados Unidos pelos crimes de contrabando de dinheiro e conspiração para contrabando de dinheiro. Eles foram condenados em agosto de 2007, depois de tentar entrar no país com US$ 56.467 não declarados e escondidos no fundo falso de uma Bíblia, em um porta-CDs e em uma mala em janeiro do mesmo ano.

O casal seria liberado no dia 16 de agosto, mas a Justiça americana autorizou-os a voltar ao Brasil antes devido aos problemas de saúde do filho Felippe Daniel.

Felippe estava internado na UTI do hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, com edema cerebral e outras complicações causadas por problemas gastrointestinais.

Veja como era e como ficou a igreja após o desabamento


Mais imagens da igreja original

*Com informações da Agência Estado e da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos