Sarkozy voltará para a França sem experimentar churrasco brasileiro

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizado às 17h37

Em seu discurso para jornalistas franceses e brasileiros, no início da tarde desta segunda-feira (7), em Brasília, o presidente Nicolas Sarkozy mostrou bom humor ao lembrar do jantar da véspera.

Sarkozy cobra churrasco brasileiro


"A única promessa que o presidente Lula não cumpriu foi a de me fazer um churrasco", brincou o presidente francês.

Coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicar o ocorrido. De acordo com Lula, "colocaram carvão demais" na churrasqueira e o vidro de proteção estourou. "Não dava pra servir churrasco com vidro", disse.

E completou: "Mas a Marisa estava prevendo chuva e, por isso, deixou uma moqueca capixaba preparada, com feijão tropeiro. Fiquei feliz porque o presidente Sarkozy gostou muito, o que mostra que ele já está se sentindo em casa".

As promessas às quais Sarkozy se referiu foram na verdade os acordos estabelecidos pelos dois presidentes durante encontro realizado em fevereiro do ano passado, na Guiana Francesa. O presidente francês disse que a reunião "superou suas expectativas", porque ele duvidava que todos os acordos fossem realizados. "Pensamos que, se fizéssemos ao menos a metade, seria bom. Mas nós não fizemos a metade, fizemos 120%".

No encontro na Guiana Francesa, os dois líderes discutiram o potencial de cooperação nas áreas de defesa, coordenação de trabalhos conjuntos na faixa de fronteiras marítimas e terrestres e ainda falaram sobre parcerias na área de biocombustíveis.

Neste novo encontro, agora em Brasília, os presidentes reafirmaram a iniciativa comum de trabalhar por uma reforma das instituições financeiras internacionais e a defesa da ampliação do G-8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia), com a incorporação dos grandes países emergentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos