No Rio Grande do Sul, 70 mil casas permanecem sem luz devido a temporal

Flávio Ilha
Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre

As três distribuidoras de energia do Rio Grande do Sul ainda não conseguiram regularizar o fornecimento de luz para 70 mil domicílios do Estado, afetado em função do temporal desta segunda-feira (7). A situação é mais grave na área de concessão da Rio Grande Energia (RGE), onde 30 mil casas continuam no escuro. Chuvas fortes causaram caos e transtornos em várias cidades das regiões Sul e Sudeste do país.

A empresa é fornecedora das regiões norte e nordeste do Estado, as mais afetadas pelo temporal. A RGE abastece 262 municípios. Por meio de comunicado, a empresa informou que os problemas estão concentrados em Caxias do Sul, Victor Graeff e Itaara. Estas duas últimas decretaram situação de emergência em função dos estragos causados pelo temporal. Em Itaara, cidade com 7.000 habitantes, cerca de mil casas foram destelhadas devido a uma chuva de granizo na tarde de segunda-feira.

A situação também é grave na região sul do Estado, onde 25 mil consumidores entre Bagé e Pelotas continuam sem energia. Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), responsável pela distribuição nos municípios da região, o serviço deve ser restabelecido até o final da tarde desta terça-feira (8).

A companhia, que garante energia elétrica em 72 cidades gaúchas (entre elas a capital Porto Alegre), informou que no total mais de 100 mil casas foram afetadas por cortes no abastecimento. Rajadas de vento superiores a 130 km/h derrubaram três torres de transmissão na região de Bagé, interrompendo o fornecimento também nas cidades de Pedro Osório, Arroio Grande, Cerrito, Herval e Jaguarão.

Na capital, cerca de 8.000 residências foram atingidas por cortes no fornecimento. Os problemas mais graves foram registrados na zona sul de Porto Alegre. Até o final da manhã, todas as casas já estavam com o abastecimento normalizado.

Na região de abrangência da AES Sul, cerca de 15 mil clientes continuam sem energia elétrica. O problema atinge consumidores de Sapucaia do Sul, Esteio e São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.
A empresa mobilizou 253 equipes de trabalho para solucionar as panes no sistema de distribuição, mas não garantiu que o fornecimento será retomado nesta terça-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos