Plantações de eucalipto de até três hectares sumiram do mapa após tornado, diz produtor rural de SC

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O veterinário Júlio César Golin, chefe da equipe técnica da cooperativa Terra Viva, afirmou que o tornado que atingiu o oeste de Santa Catarina na segunda-feira (8) à noite deixou um rastro de destruição e trouxe grandes prejuízos aos produtores rurais da região. A cidade mais atingida foi Guaraciaba, onde quatro pessoas morreram.


Segundo Golin, muitos produtores de leite da cooperativa foram afetados pelo tornado. A Terra Viva, com sede em São Miguel do Oeste (SC), comercializa alimentos produzidos em assentamentos da reforma agrária.

"Eu rodei e o assoalho sumiu", diz moradora de área atingida por tornado em SC

A agricultora Cleonice Lazzari, de 38 anos completados ontem, internada no hospital São Lucas, em Guaraciaba, com hematomas por todo o corpo, conta momentos de terror com a passagem do tornado por sua propriedade, na comunidade Cedeflores. Sua filha, de 10 anos, sofreu cortes profundos nas costas e também segue internada. Sua mãe, que quebrou as pernas, teve alta nesta manhã.


"Não é comum acontecer. Quem viu pessoalmente o que aconteceu, diz que foi inacreditável. Plantações de eucalipto de dois, três hectares sumiram do mapa. Árvores nativas de 30, 40, 50 anos foram arrancadas. Casas inteiras desmancharam, aviários, estábulos. Tem comunidades que desapareceram", diz.

A Defesa Civil Estadual de Santa Catarina informou, em seu último boletim, que mais de 17 mil pessoas tiveram que deixar suas casas devido às chuvas e vendavais que atingiram 56 municípios do Estado.

Há, ao todo, 1.347 desabrigados em SC, 16.049 desalojados e 286 pessoas deslocadas de suas residências. Em todo o Estado, mais de 81 mil pessoas foram atingidas e 13.663 edificações sofreram alguma avaria. Os feridos são 170 e quatro pessoas morreram na cidade de Guaraciaba, uma das mais atingidas, que decretou estado de calamidade pública ontem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos