Após visita a cidades atingidas, governador de SC libera verba emergencial

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Após o governo federal se comprometer a repassar cerca de R$ 20 milhões para o socorro e a reestruturação das áreas afetadas por chuvas, vendavais e tornados em Santa Catarina, o governo estadual disse que vai liberar, em caráter emergencial, R$ 2 milhões para os municípios atingidos.

Em visita aos locais atingidos pelos tornados no extremo-oeste nesta quinta-feira (10), o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) anunciou a liberação.

De acordo com ele, os recursos do Estado serão destinados à reconstrução das quatro escolas parcialmente destruídas no município de Guaraciaba, um dos mais atingidos e que contabiliza 4 mortes e 89 feridos. O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, João Carlos Grando, já contratou as empresas, que estão autorizadas a iniciar imediatamente os trabalhos.

Além disso, o governador determinou o deslocamento de seis viaturas da Polícia Militar para reforçar a segurança na região e evitar a possibilidade de saques nas propriedades das vítimas do vendaval.

Luiz Henrique percorreu a região durante a tarde e falou pessoalmente com os moradores atingidos no interior do município de Guaraciaba, nas comunidades de Guataparema, Linha Welter e Linha 24.

Os atingidos perderam as casas, aviários e criadouros de suínos durante o tornado que passou pela região na madrugada da última terça-feira. O governador comprometeu-se ainda em interceder junto ao sistema bancário para solicitar o refinanciamento dos créditos agrícolas dos atingidos pelo desastre.

Cidades atingidas em Santa Catarina

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos