Dersa diz que não há motivos para suspender obra na marginal do Tietê (SP)

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Em nota divulgada nesta quinta-feira (10), a Dersa, responsável pelas obras na marginal do Tietê, em São Paulo, informa que não vê motivos para suspensão da ampliação das pistas. Após o alagamento das marginais do Tietê e Pinheiros, esta semana, o Ministério Público do Estado pediu a paralisação das obras.

Após chuva, MP quer sustar obra no Tietê

  • Rodrigo Coca/Foto Arena/AE

    A Promotoria de Habitação e Urbanismo da capital emitiu parecer pedindo a paralisação imediata das obras de ampliação da marginal um dia após as chuvas causarem o transbordamento do rio Tietê



Segundo a Dersa, "além de extremamente necessárias, elas [as obras] estão devidamente licenciadas e vêm sendo executadas dentro dos parâmetros legais, obedecendo ainda todas as compensações ambientais exigidas".

A promotora Maria Amélia Nardy Pereira afirmou nesta quinta-feira (10) que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado para o licenciamento da construção das novas pistas não é "suficientemente satisfatório para definir os reais impactos" que a ampliação terá na impermeabilização do solo no entorno da marginal.

Sobre o licenciamento ambiental, a Dersa diz que os impactos são exclusivamente locais (na cidade de São Paulo), motivo pelo qual foi dada a licença pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. "Além disso, a Prefeitura de São Paulo, antes de conceder a licença ambiental, fez uma série de exigências para compensação ambiental, por meio do EIA-Rima. Todas estão sendo atendidas", afirma.

A Dersa diz ainda que, conforme Estudo de Impacto Ambiental, "as novas pistas pouco impacto causarão na impermeabilização, tendo em vista que se refere a apenas 0,006% da área da bacia do Tietê - um incremento de apenas 0,0001% sobre o volume total".

"Por fim, as obras da marginal Tietê fazem parte de uma série de investimentos em infraestrutura que o governo estadual vem realizando melhorias em todo o sistema viário metropolitano", conclui.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos