Internautas podem escolher entre quatro nomes qual vai batizar serpente no Rio de Janeiro

Marina Lemle
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro

Michael, Rafael, Bill ou Sivuca? Qual desses nomes combina melhor com a serpente albina da foto ao lado?
  • Divulgação/Instituto Vital Brazil

    Visitantes escolhem o nome para a serpente rara

  • Divulgação/Instituto Vital Brazil

    Há um mês, funcionários colocaram uma urna no local para os visitantes sugerirem nomes

  • Divulgação/Instituto Vital Brazil

    Os freqüentadores do local e internautas poderão agora escolher entre 4 nomes finalistas



Quando o raro exemplar albino de píton chegou ao Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói (RJ), há um mês, funcionários colocaram uma urna no local para os visitantes sugerirem nomes para o novo mascote, que herdou o posto de Rafaela, falecida em julho, após quatro décadas no instituto. Os freqüentadores do local e internautas poderão agora escolher entre os quatro nomes finalistas qual vai batizar a serpente (votos pelo Twitter também serão contabilizados).

Das 664 cédulas depositadas, 50 diziam "Michael", em referência ao embranquecido ídolo pop. Por muito pouco, entretanto, não houve empate com "Rafael", em homenagem à cobra antecessora, com 49 sugestões. Em terceiro lugar, com 32, apareceu um inexplicado "Bill". Sivuca, em menção ao músico albino, ficou em quarto, com 21 votos.

Outros nomes concorridos foram Sarney, com 13 sugestões, e Wagner Montes, com 14. Em seu programa de TV, ele prometeu ir ao instituto batizar a cobra caso tivesse seu nome eleito. Mas não deu para ele. Só os quatro primeiros nomes passaram para o segundo turno da eleição.

De acordo com o biólogo Cláudio Machado, do IVB, o novo mascote é uma píton da Birmânia, ou píton burmesa, espécie originária do sudeste da Ásia que se enrola nas árvores e se estica para pegar suas presas. Segundo ele, é difícil encontrar cobras albinas na natureza, porque, pela sua cor, ficam mais expostas a predadores e não chegam a crescer muito.

Machado diz não ter preferência de nome. "O que vier será bem-vindo. O importante é que cuidaremos dele tão bem quanto cuidamos da Rafaela", diz.

O resultado será divulgado na sexta-feira, 25, às 10h, no Instituto Vital Brazil (Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói). Semanalmente, nesse horário, o público pode assistir o trabalho de extração de veneno. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. Mais informações: 2711-9223 (r. 175) ou 0800 022 1036.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos