Previsão de mais chuva deixa 55 municípios do Paraná em alerta

Lúcia Nórcio
Da Agência Brasil
Em Curitiba

A previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada e de novos temporais, principalmente no período da tarde desta quinta-feira (10), deixa os 55 municípios do Paraná atingidos pelos temporais dos últimos dias em alerta. As informações climáticas são do Instituto Tecnológico Simepar.
  • O governador de Santa Catarina assinou ontem o decreto de situação de emergência nos 64 municípios atingidos pelas chuvas, vendavais e tornados. No Estado, há 1.478 desabrigados, 16.115 desalojados e 286 pessoas deslocadas de suas residências. Mais de 88 mil pessoas foram atingidas e 17.131 edificações avariados.



Segundo o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná, 3.000 casas foram danificadas, entre empresas, escolas e residências, e 10,5 mil pessoas foram afetadas em todo o Estado em consequência das chuvas que atingem o Paraná desde a noite da última segunda-feira (7).

De acordo com ele, a Defesa Civil está fazendo um levantamento para avaliação de danos que vai apontar se há necessidade de decretar situação de emergência em algum município. Com isso, a cidade poderia receber ajuda diferenciada. Até o momento, entretanto, não há registro de nenhuma cidade nessas condições.

"Mas não adianta ajudar só nessas situações. O que nós defendemos é a prevenção, despertar em cada pessoa a consciência desse cuidado", destacou Pinheiro. Ele orienta as pessoas que moram em localidades onde já houve deslizamento de terra em dias de chuva a deixar suas casas e se abrigar em residência de amigos e parentes. Quem não mora em área de encostas deve procurar telhas soltas para conferir se tudo está seguro. "É uma maneira de se prevenir", disse o coordenador.

Para muitos moradores de Curitiba, hoje é dia de limpeza e reconstrução. Ontem (9) à tarde, um forte vendaval, que durou poucos minutos, deixou ruas alagadas. Carros foram arrastados, árvores caíram e um shopping da cidade teve que ser fechado porque parte do telhado desabou, assustando clientes e comerciantes. Ninguém ficou ferido.

Na BR-376, que liga o Paraná a Santa Catarina, foram registrados vários acidentes. De acordo com o Simepar, em um dia choveu a quantidade prevista para todo o mês de setembro.

A previsão é que o tempo permaneça chuvoso em todo o Paraná até sábado (12).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos