Sobe para 11 o número de municípios em situação de emergência no RS

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Subiu para 11 o número de municípios que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul devido à continuidade das chuvas em todo o Estado. São eles: Frederico Westphalen, Itaara, Victor Graeff, Ibirubá, Porto Xavier, Santa Maria, Lavras do Sul, Seberi, Ibirapuitã, Herval e Caiçara.

A Defesa Civil está monitorando o nível dos rios e barragens no Estado. O rio Guaíba estava, na tarde desta sexta-feira (11), com 1,83 m acima do nível, e o Gravataí, a 1,49 m do leito normal. O rio dos Sinos havia subido 80 cm acima da cota de alerta.

Os municípios banhados pelos rios Uruguai, Jacuí e Taquari também estão de prontidão. Em São Sebastião do Caí, a medição indicou que o nível do rio Caí está próximo de sua cota de alerta, e o trabalho de remoção das comunidades ribeirinhas já começou.

No total, o governo do Estado já enviou, desde segunda-feira, 43.790 itens para 18 municípios atingidos pelas chuvas, sendo 1.900 kits de forros de cama (colchão, travesseiro, cobertor, toalha de banho e mosquiteiro), 2.870 cestas básicas, 48.400 telhas e 620 kits de limpeza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos