Nova boate de luxo de SP faz casa de vizinhos tremer e gera reclamações

Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
Em São Paulo

A idéia agora é, de pijamas, fazer um protesto com faixas na frente da boate de luxo Mokai sempre decorada com fila de modelos de pernas de fora e garotos abastados com bronzeado do dia.
 


"Eles fazem barulho. Nós também vamos fazer. Vamos nos mobilizar para mostrar o problema que estamos enfrentando e tentar impedir a entrada das pessoas", entusiasma-se a fisioterapeuta Márcia Custódio, que passa noites em branco quando o bate-estaca eletrônico funciona naquele quarteirão do bairro nobre dos Jardins.

A Mokai foi inaugurada no início de junho como a nova balada de luxo de São Paulo. O nome de alguns sócios (os empresários namoradores Rico Mansur e Mário Bernardo Garnero), a decoração requintada (com imagens de Maria Antonieta nas paredes e um painel de luzes de 50 metros quadrados no teto), a contratação de DJs internacionais e a chancela de filial brasileira da boate mais badalada de Miami eram os cartões de apresentação do local.

O problema começou logo na inauguração, programada para abril e adiada após o Contru (Secretaria de Controle Urbano) interditá-la porque o local não tinha alvará de funcionamento.

Dessa vez, são os vizinhos que querem o fechamento do local."Se eles gastaram tanto dinheiro para montar o local e cobram tão caro dos freqüentadores, por que não tem um isolamento acústico decente?", reclama a funcionária pública Cláudia Egídio, que mostra rachaduras nas paredes e diz surgiram após a estreia da Mokai São Paulo.
 

MUITO BARULHO POR NADA

  • Rodrigo Bertolotto/UOL

    Vizinhos da casa noturna Mokai tapam os ouvidos...

  • Rodrigo Bertolotto/UOL

    ...para o ruído que já foi motivo de inspeção da...

  • Rodrigo Bertolotto/UOL

    ...prefeitura, enquanto a balada não para por lá

Seu quarto é colado ao fundo da casa. Ela diz que a janela e o teto tremem a partir das 3h da manhã.

A propagação do som se dá de duas maneiras: ou via áerea (em geral, frequências médias e agudas) ou via estrutural (tons graves). Essa vibração da estrutura pode causar uma fonte secundária de som dentro das casas próximas, com o som reverberando em alguma chapa, mesa ou outra superfície lisa - o que dá a sensação que a música vem de outro lado.

A Secretaria das Subprefeituras, responsável pelo controle da poluição sonora dentro da Operação Psiu, fez uma vistoria no final de junho e constatou que a casa de Cláudia apresentava um nível de pressão sonora acima do limite (45 decibéis para zonas residenciais entre 22h e 7h).

A boate só não foi multada porque apresentou licença para receber mais de 280 pessoas, o que eximiria por lei o Psiu de aplicar a multa de R$ 26 mil - o valor de meia dúzia de garrafas de champanhe pelo cardápio do estabelecimento.

Teresa Luz, que faz as vezes de gerente e maître do Mokai, diz desconhecer as queixas dos vizinhos. "Não tem nada de reclamação. Os fiscais estiveram aqui, mas está tudo normal", disse Luz à reportagem do UOL Notícias. A assessoria de imprensa, por sua vez, afirma que obras de reforço da acústica começam nos próximos dias e se encerrariam dentro de um mês.

O imbróglio já está na Subprefeitura de Pinheiros, que deve fazer novas vistorias nesta semana, podendo cassar a licença do local ou abrir processo administrativo.

"Minhas noites são inquietas. Eu até gosto do som, mas, estar em uma festa dos outros dentro do seu próprio quarto quando você tem que dormir, não é nada agradável", relata o estudante André Mascarenhas.

A travessa da Estrela Granada era uma tranquila vila residencial incrustada no seleto bairro dos Jardins. Na entrada, uma placa anuncia "rua estritamente residencial". As calçadas arborizadas e as fachadas coloridas encenam um oásis entre os desfiladeiros de concreto das proximidades da avenida Paulista.

"Moramos aqui há 40 anos e sempre foi uma tranquilidade. Hoje é um incômodo. A gente acorda a cada meia-hora. De manhã, tomo o café e ainda está esse barulho insuportável", afirma a dona de casa Marta Egídio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos