Espera por transplante de córnea cai 90% em dois anos em SP

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O tempo de espera para realizar transplante de córnea no Estado de São Paulo caiu pouco mais de 90,2% nos últimos dois anos. As informações são da Secretaria da Saúde.

Quem realizou o transplante em agosto deste ano teve que esperar em torno de 20 dias até fazer a cirurgia.

De janeiro a agosto deste ano foram realizados 3.995 transplantes de córnea em São Paulo, contra 4.125 no mesmo período do ano passado. O número é menor porque o total de pessoas que aguardam por um transplante está caindo ao poucos.

Nesse mesmo mês em 2007, o tempo foi de 204 dias - equivalente a sete meses. Já os transplantados em agosto de 2008 aguardaram, em média, 123 dias para realizar a operação.

A demora muda de acordo com a região. Há dois anos, a fila era de 5,2 meses na capital paulista, Grande São Paulo e litoral. O tempo de espera era de 3,3 meses na região de Sorocaba e Campinas; 1,3 mês na área de Ribeirão Preto e Rio Preto e de 11,3 meses nas regiões de Marília e Botucatu.

"Esse resultado é fruto do esforço dos Bancos de Olhos em aprimorar a captação de córneas em todo o Estado. Atualmente o número de pacientes inscritos na lista de espera é praticamente igual ao total de córneas captadas e distribuídas para transplante. Regra geral, não há mais fila", afirma Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes da Secretaria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos