Campanha conscientiza população do Rio sobre limpeza das praias

Alana Gandra
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Centenas de voluntários, espalhados por vários pontos da orla carioca, participam hoje (19) do Dia Mundial de Limpeza das Praias. Uma dessas pessoas é Gabriela Ribeiro, que está grávida, e levou os pais e o filho menor para participar da campanha.

Gabriela destacou a importância do engajamento das crianças, por meio de ações empreendidas pelas escolas, em campanhas dessa natureza. "É preciso conscientizar a geração que vai, realmente, fazer a diferença. E acaba conscientizando os parentes que talvez não estejam preparados, gastam muita água, sujam mesmo. A própria criança ajuda a conscientizar e o movimento conscientiza todo mundo", manifestou.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que já participa do evento há sete anos, considerou muito importante motivar os jovens para a preservação dos mares e rios em todo o mundo e, especialmente, no Brasil. "Acho muito importante conscientizar. As pessoas jogam tudo na praia, poluem."

O ministro argumenta que o exemplo dos voluntários é um elemento constrangedor, no bom sentido, ao inibir as pessoas a sujarem. O movimento tem vários aspectos importantes: a limpeza do mar, a saúde das pessoas, a reciclagem. "E, sobretudo, o aspecto da consciência. É a gente fazer a nossa parte."

A secretária do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, afirmou que este é um dia "de mudar a cabeça, de pensar". Ela enfatizou que a população deve assumir sua responsabilidade em manter as praias e as cidades limpas, não jogar lixo em locais inadequados. Reconheceu, entretanto, que há necessidade de as cidades fluminenses melhorarem os seus serviços de coleta.

"O serviço é deficiente. Temos que melhorar muito nossa disposição final, os aterros sanitários, as usinas de incineração de lixo. Temos que implantar usinas porque, hoje, o mesmo lixo que é coletado pelo serviço de limpeza acaba indo parar no lixão".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos