Primavera começa no hemisfério sul; SP registrou inverno mais chuvoso dos últimos 14 anos

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Após um inverno chuvoso, a primavera começou no hemisfério sul nesta terça-feira (22), exatamente às 18h18. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cidade de São Paulo registrou o inverno mais chuvoso desde 1995, quando a prefeitura começou as medições. Foram 335,9 mm do início de julho até o dia 21 de setembro, um acumulado 131% acima da média para o período, afirma o CGE.

A causa de tanta chuva foi o bloqueio atmosférico que manteve as frentes frias sobre o Estado de São Paulo durante a estação.

A primavera deve continuar com chuva. "Ao invés de termos chuvas generalizadas associadas com a passagem das frentes frias, elas tendem a ocorrer mais na forma de pancadas, provocadas pelo calor das tardes", afirma, em nota, o meteorologista do CGE, Michael Pantera.

O fenômeno El Niño - aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico - diminui as chances de haver períodos de tempo seco, completa o CGE. A previsão também indica que haverá temperaturas acima da média no próximo verão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos