Após problemas no metrô, trânsito fica acima da média em SP

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Você teve problemas com a paralisação do metrô?


Atualizada às 14h54

Por volta das 6h30 desta quarta-feira (23), uma composição do metrô que seguia na linha azul, sentido Jabaquara, sofreu um princípio de incêndio na estação Sé, incidente que afetou a circulação de trens. Os reflexos no trânsito, no entanto, só foram percebidos a partir das 8h30, quando os congestionamentos começaram a aumentar em um ritmo acelerado. Antes disso, o índice de lentidão na capital ficou dentro da média, segundo a CET (Centro de Engenharia de Tráfego).

O pico de congestionamento ocorreu às 9h30, quando 116 km de vias apresentavam lentidão, valor acima da média histórica (entre 65 km e 101 km de trânsito lento). Desde esse horário, o trânsito permanece acima da média em São Paulo. Por volta das 14h45, a capital tinha 53 km de congestionamento, quando a média para o horário é cerca de 43 km.

As vias com mais lentidão são as marginais Tietê, sentido Castelo Branco, com mais de 6 km entre a ponte das Bandeiras e a Freguesia do Ó, e a avenida dos Bandeirantes, com cerca de 4 km, sentido Imigrantes, do viaduto Bandeirantes até a Aliomar Baleeiro.

Situação no metrô
A circulação dos trens foi normalizada por volta das 8h30, segundo a assessoria do Metrô. A falha provocou lotação nas plataformas e nervosismo entre os usuários.

Não há informações de feridos no princípio de incêndio. Os usuários foram retirados do trem, que seguiu para o pátio de manutenção. Pela manhã, as plataformas de embarque da estação Sé ficaram lotadas e o embarque de passageiros ficou prejudicado.

Segundo o gerente de operações do metrô, Vilmar Fratini, as causas do incidente ainda serão investigadas, mas é possível que um fusível queimado tenha sido o responsável.

Pela manhã, a SPTrans (empresa de transporte da prefeitura) informou que algumas linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados para atender os usuários que tiveram o transporte comprometido com o problema no metrô.

*Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos