Instituto mantém alerta sobre risco de enchentes e alagamentos no Paraná

Lúcia Nórcio
Da Agência Brasil
Em Curitiba

Informações do Instituto Tecnológico Simepar, do Paraná, indicam que a nebulosidade é intensa no oeste e sudoeste do estado e no norte do Rio Grande do Sul. Na madrugada de hoje (28), um forte temporal atingiu essas regiões do Paraná com ventos fortes e granizo.

A previsão é que as chuvas continuem hoje, com intensidade moderada a forte. O risco de enxurradas, enchentes e alagamentos continua elevado.

O Simepar alerta que o volume de chuvas será bastante significativo nas próximas horas na metade sul do Paraná, principalmente no decorrer da manhã. Ontem (27), ventos com velocidade de 80 quilômetros por hora atingiram o município de Ibiporã, situado a 14 quilômetros de Londrina.

A cidade ficou sem energia elétrica. Segundo Defesa Civil, as rajadas de vento destelharam 100 casas, além de lojas comerciais. Um posto de gasolina perdeu a cobertura. O único hospital da cidade também teve parte do teto destelhado e ficou sem luz. Não há registro de feridos, mas pacientes tiveram que ser transferidos para hospitais da região.

Os ventos causaram destruição também em Londrina, onde 50 casas foram atingidas, e em Pato Branco, onde 20 residências sofreram danos.

Na capital, os forte ventos ocasionaram a queda da cobertura da Sociedade Hípica Paranaense, deixando 11 pessoas feridas. De acordo com a Defesa Civil, elas foram atendidas nos hospitais Cajuru, Evangélico e do Trabalhador, mas nenhuma em estado grave. Outro registro foi o de uma casa que ficou totalmente destruída com a queda de um pinheiro.

O Paraná tem oito municípios em situação de emergência devido as chuvas dos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil, o município de Ibiporã também deve entrar na lista, devido aos prejuízos causados pelo temporal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos