Sobe para 37 o número de cidades em situação de emergência no Sul

Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 22h47

O número de municípios da região Sul em que foi decretada situação de emergência, em razão da ocorrência de chuvas e vendavais nos últimos dias, já chega a 37, segundo informações das defesas civis estaduais.
São 17 cidades em emergência em Santa Catarina, 12 no Rio Grande do Sul e oito no Paraná.

Cerca de 128 mil pessoas foram afetadas nos três Estados. No Rio Grande do Sul, continuam desaparecidos dois homens que foram arrastados pela água depois que se refugiaram sobre a cabine do caminhão entre as cidades de Canela e São Francisco de Paula, na barragem do Salto.

Santa Catarina
Em Santa Catarina, as regiões mais atingidas pelo vento forte e pelas chuvas foram o litoral sul e o oeste do Estado. Decretaram situação de emergência a prefeitura de 17 municípios, entre eles Abdon Batista, Angelina, Chapecó, Dona Emma e Governador Celso Ramos.
  • Ulisses Job/Agência RBS

    Na madrugada desta segunda-feira, rajadas de vento de forte intensidade provocaram danos em imóveis nos municípios de Araranguá e Sombrio, no sul de Santa Catarina


Ao todo, 58 municípios foram afetados pelos ventos ou pelas chuvas no Estado e 82.384 pessoas sofreram algum tipo de prejuízo. Há em Santa Catarina pelo menos 2.194 pessoas desalojadas (alojadas em casas de amigos e parentes) e 3.192 desabrigadas (abrigadas em locais públicos), de acordo com a Defesa Civil Estadual.

O Centro de Informações Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) analisa se o fenômeno que atingiu o litoral sul do Estado foi um tornado. "Não há como confirmar se foi um tornado. O que ocorreu foi uma frente fria que trouxe ventos fortes e granizo. Isso é comum na primavera em Santa Catarina", diz o meteorologista Daniel Calearo, do Ciram.

Rio Grande do Sul
A situação é grave também no Rio Grande do Sul, onde 3.600 pessoas estão desalojadas e 1.188 desabrigadas. Em todo o Estado, 8.056 casas foram danificadas ou destruídas, de acordo com a Defesa Civil. O total de cidades que decretaram situação de emergência já chega a 12.

Cerca de 18 mil consumidores do Estado ficaram sem luz na tarde do domingo (27). No mesmo dia, na serra gaúcha, um homem morreu dentro de seu automóvel quando foi atingido pelas águas num acesso secundário à cascata do Caracol, em Canela.

Segundo Daniele Otsuki de Lima, da Somar Meteorologia, não deve chover no Rio Grande do Sul nos próximos dois dias. "Mas a partir de quarta-feira o tempo volta a ficar instável e na quinta deve chover", diz. "Depois o tempo volta a ficar firme até o domingo, quando o Estado deve ser atingido por fortes temporais", acrescenta.

Paraná
A chuva que atingiu o Paraná ontem interrompeu o fornecimento de energia em vários bairros de Curitiba. Por conta disso, os servidores que armazenam dados dos sites do governo do Estado saíram do ar entre 9h30 e 12h30, segundo a Celepar, estatal responsável pela informática no Paraná.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, 24 municípios já foram afetados pelas chuvas nas últimas horas, incluíndo Curitiba e Londrina. Decretaram situação de emergência os municípios Bituruna, General Carneiro, Marmeleiro, Pinhal de São Bento, Pranchita, Prudentópolis, Renascença e Santo Antonio do Sudoeste. Ao todo, 1.697 pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Também deve chover na quinta e na sexta no Paraná, de acordo com a meteorologista. "No fim de semana o tempo deve ficar mais estável no leste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná", acrescenta Lima.

A meteorologista diz que a frente fria que provocou destruição no Sul já chegou a São Paulo e deve trazer chuva e temperaturas baixas até quarta-feira. "A partir daí a temperatura começa a subir, mas o tempo permanece instável até sexta".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos