Um dia após cancelamento, Metrô faz operação especial de embarque em SP

Daniela Paixão*
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Um dia após ser cancelada, a operação "Embarque Melhor" na estação Sé do Metrô, na região central de São Paulo, voltou a funcionar no horário de pico nesta terça-feira (29). Cerca de 200 funcionários organizaram filas para facilitar o embarque de passageiros na plataforma. A estação Sé fica na Linha Vermelha (Leste-Oeste) - onde circulam cerca de 1,4 milhão de pessoas por dia.

Estação Sé ficou lotada na segunda-feira

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Usuários lotaram plataforma na estação Sé, no final da tarde, e operação foi cancelada


Ontem, a operação foi suspensa pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) após cerca de 25 minutos, devido ao grande fluxo de pessoas.

O secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, disse que a chuva na zona leste, que diminui a velocidade dos trens em até 30%, foi a principal responsável pela suspensão da operação.

Hoje a operação começou às 17h30 e deve seguir até às 19h. Ontem, o passageiro tinha que passar por três barreiras para chegar até o vagão. Hoje existe apenas uma barreira. Os usuários entram em grupos de 40 em cada porta do trem. O fluxo de passageiros na plataforma é menor do que o registrado na segunda-feira.

Grávidas, idosos e deficientes físicos são orientados pelos funcionários do Metrô a se deslocarem - dentro da estação - por um acesso específico ao descerem dos vagões.

A operação "Embarque Melhor" começou no último dia 14 e o embarque organizado por funcionários foi implantado completamente nesta terça-feira. Essas ações são uma ampliação das atividades adotadas desde 2007 para melhorar o embarque dos usuários nos horários de pico nas estações de maior movimento.

* Com informações de Haroldo Ceravolo Sereza

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos