Usuários enfrentam mais uma manhã de atrasos em estações de trem no Rio

Flávia Villela
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Os usuários de trens do Rio de Janeiro enfrentaram hoje (9) mais um dia de atraso nas estações. Os trens dos ramais de Santa Cruz e Deodoro operaram com atraso de até 20 minutos devido a problemas em uma subestação de energia por volta das 7h.

O escriturário Wuarlen Fonseca saiu da estação de Santa Cruz e demorou o dobro do tempo para chegar ao centro do Rio. "Saí de Santa Cruz por volta das 7h30 com a previsão de chegar aqui às 8h30. Cheguei no centro às 9h30. Quando eu já estava dentro da estação de Santa Cruz ela foi fechada e ninguém deu informação."

Em nota, a SuperVia - responsável pelos trens urbanos do Rio - informou que o problema foi resolvido em 20 minutos e que não houve tumulto em nenhuma das estações envolvidas.

O policiamento foi reforçado com cerca de 30 militares na Central do Brasil pela manhã. Ontem (8), quando uma pane no sistema de trens atrasou o serviço em mais de 40 minutos, houve tumulto e confronto com a polícia no local, na parte da tarde, e cinco pessoas ficaram levemente feridas.

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados, em São Cristóvão, zona norte do Rio, investiga a hipótese de sabotagem no incidente ocorrido com os trens da Central do Brasil. Peritos encontraram paralelepípedos na linha férrea.

Na quarta-feira (7), a circulação de trens no ramal Japeri, que liga a Baixada Fluminense e o Centro do Rio, ficou interrompida por mais de cinco horas, e quatro estações foram depredadas e tiveram as bilheterias saqueadas.

De acordo com a SuperVia, a malha ferroviária da região metropolitana do Rio tem mais de 200 quilômetros e atende a cerca de 500 mil passageiros por dia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos