Balanço da Infraero indica 31% dos voos atrasados na manhã de hoje

Daniel Lima
Da Agência Brasil
Em Brasília

Balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostra que dos 854 voos programados para decolar até as 11h de hoje (10) - início do final de semana prolongado por causa do feriado de segunda-feira (12) - 31,1% (266) registraram atraso. De acordo com a estatal, 5,9% (50) foram cancelados.

O maior problema ocorre no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, que registrou 48,1% (50) dos atrasos nos 104 voos programados. Em seguida, vêm o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com 24,8% (27) dos 109 previstos, e o de Congonhas (também em SP), que, das 68 decolagens previstas, registrou 26,5% de atrasos, de um total de 18.

Por causa do maior movimento nas estradas devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) escalou 9 mil policias que trabalham em regime de revezamento, com o apoio de 2 mil viaturas e dez helicópteros. Estão sendo utilizados 500 radares e 700 bafômetros.

Um esquema especial de policiamento foi montado na região do Vale do Paraíba, onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O movimento de fiéis nesta época do ano exige atenção duplicada dos motoristas e dos próprios policiais que atuam na fiscalização. A PRF não fará balanços parciais durante o fim de semana prolongado, mas recomenda cuidado aos motoristas por causa das chuvas.

Na Região Sul, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de tempo parcialmente nublado a claro com névoa úmida e seca no decorrer do dia no Paraná, no Rio Grande do sul e em Santa Catarina. No Sudeste, o céu ficará encoberto a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais (exceto no sul e sudeste), no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há previsão de chuvisco e névoa úmida no leste de São Paulo. Nas demais áreas, o dia será de sol e poucas nuvens.

No Centro-Oeste, a previsão é de dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no norte e leste de Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal. No restante da região, haverá nebulosidade variável.

No Nordeste, a Bahia, o sul do Maranhão e parte do Piauí também deve ter céu nublado a parcialmente nublado e pode haver pancadas de chuva. Nas demais áreas, o dia será de sol e poucas nuvens.

Estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas também no Amazonas, Pará, em Rondônia, Roraima e no Tocantins.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos