"Círio das Águas" encanta Belém antes do Círio de Nazaré

Amanda Mota
Da Agência Brasil
Em Manaus

Turistas e moradores da cidade de Belém vão assistir hoje (10) à romaria fluvial que será realizada como parte das atividades da edição 2009 do Círio de Nazaré. Conhecida como Círio das Águas, a romaria consiste em transportar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré de barco, pela Baía do Guajará, entre as cidades de entre Icoaraci e Belém.

As embarcações começaram o percurso às 9h e, com cerca de 18 quilômetros de extensão, devem demorar quase três horas para concluí-lo.

Os organizadores da Romaria Fluvial informaram à Agência Brasil que são esperados para este ano mais de 400 embarcações entre barcos, lanchas, balsas e veleiros. Realizado desde 1986, o Círio das Águas deve ser acompanhado por 40 mil pessoas.

A Romaria Fluvial antecede o ponto alto do Círio de Nazaré, que acontecerá amanhã (11), com o cortejo da santa, partindo da Catedral da Belém com destino a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem ficará exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Pará (Patur), os brasileiros são a maioria no número de turistas que participa do Círio. Pesquisa feita em 2008, 17,9% eram do Maranhão, 15,3%, de São Paulo, 15,3%, do Ceará, 14,9%, do Rio de Janeiro e 12,8%, do Amazonas.

No dia 26 ainda haverá a Procissão do Recírio - última romaria de todo o evento Círio de Nazaré. Em 2004, o Círio de Nazaré em Belém foi oficializado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos