Delegacias de São Paulo passam a ter novo atendimento a partir de hoje

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo adota a partir desta terça-feira (13) um novo sistema de atendimento em 25 delegacias das zonas leste e norte da capital durante plantões noturnos, finais de semana e feriados. Antes, todas as delegacias faziam o boletim de ocorrência, embora algumas não tivessem sistema de plantão. A ideia agora é concentrar o atendimento em algumas unidades e reaproveitar os funcionários que trabalhavam no registro de B.O. nas investigações. Com a mudança, apenas sete delegacias registrarão boletim de ocorrência nas regiões nestes períodos.

Nas outras 18 delegacias de pré-atendimento, dois policiais orientarão os cidadãos a registrar a ocorrência nos computadores disponíveis e, se houver necessidade de intervenção policial imediata, eles poderão acionar os carros de polícias e encaminhar as vítimas ao distrito de pronto-atendimento mais próximo.

As ocorrências registradas no sistema serão posteriormente analisadas por uma equipe da polícia, que avaliará o caso de gerar um boletim de ocorrência e iniciar uma investigação.

De acordo com a Secretaria de Seguranca Pública, nas sete delegacias de pronto-atendimento, haverá um delegado, três escrivães, quatro investigadores e um carcereiro, que terão apoio de dois policiais do setor de inteligência e da polícia comunitária.

Os distritos policiais funcionarão 24 horas por dia, mas entre 20h e 8h do dia seguinte as ocorrências serão registradas apenas nas delegacias de pronto-atendimento.

A intenção é estender o novo modelo de atendimento aos 93 distritos policiais da cidade até fevereiro de 2010 e transformar as unidade de pré-atendimento em auto-atendimento. Isso, segundo a SSP, agilizaria o atendimento e resultaria em uma economia de cerca de R$ 30 milhões ao ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos