Prefeito de cidade mineira é assassinado dentro de casa

Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte


O prefeito da cidade mineira de São Sebastião do Maranhão, Gildeci Gomes Sampaio (PTB), foi assassinado com três tiros dentro de casa na noite desta terça-feira (13). O município tem aproximadamente 12 mil habitantes e está localizado na Região do Rio Doce, a 371 km de Belo Horizonte.

De acordo com o sargento Hércules Iglesias, comandante do destacamento da Polícia Militar da cidade, um homem ainda não identificado desceu da garupa de uma moto que havia parado no entorno da casa, entrou no local e efetuou os disparos. Em seguida, fugiu com o comparsa. A mulher do prefeito estava no banheiro da casa e afirma não ter visto nada.

Na hora do crime, Sampaio estava na cozinha do imóvel acompanhado de um homem, identificado como fornecedor da prefeitura, que também foi alvejado e morto. O casal não tinha filhos e nada foi roubado, segundo informou o sargento.

"Ainda não podemos afirmar com exatidão, mas vamos trabalhar com a hipótese de crime relacionado a problemas políticos", adiantou o militar.

Conforme o policial, um efetivo de 35 militares faz cerco em ruas que dão acesso à cidade com objetivo de capturar os suspeitos.

Político pacato
O prefeito tinha 38 anos e estava exercendo o 1º mandato. Conforme relato de Cláudio Cesar de Miranda, diretor de Fazenda da prefeitura, o político era uma pessoa pacata e não tinha inimigos declarados na cidade.

"Ele era tranquilo e nós não temos notícia de ele ter desavença com ninguém por aqui", revelou.

Uma equipe do Departamento de Homicídios da Polícia Civil de Belo Horizonte foi enviada à cidade para auxiliar nas investigações.

"Há indícios de crime de pistolagem. Mas, vamos fazer as diligências e, se as investigações não forem muito complexas, esperamos ter um relatório em 15 dias", afirmou o delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Homicídios da Polícia Civil de Minas Gerais.

O vice-prefeito da cidade, Pedro Pio da Fonseca (PDT), deverá assumir o comando da prefeitura. O corpo de Sampaio está sendo velado na Igreja Nossa Senhora da Guia. Ele será enterrado às 16h no município de Água Boa, distante 50 km de São Sebastião do Maranhão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos