Lula diz que Rio vai levar um bom tempo para resolver problemas

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (19) que o governo federal irá repor o helicóptero abatido em confrontos no Rio de Janeiro neste final de semana por um blindado e que está em contato permanente com o governador Sérgio Cabral (PMDB) para "limpar a sujeira que essa gente deixou".

Os confrontos entre traficantes e policiais no morro dos Macacos, na madrugada de sábado (17), resultou em ao menos 16 mortes, além de oito pessoas feridas. Três policiais que estavam no helicóptero morreram.

"As providências estão tomadas", afirmou Lula durante entrevista coletiva na sede da Fiesp (Federação das Indústrias de SP) ao lado do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. "Só posso condenar [a violência]. Sabemos que ainda vai levar um bom tempo para começar a resolver os problemas [no Rio]", completou.

PM confirma morte de 3º policial após helicóptero ser abatido por traficantes




Lula disse ainda que o Ministério da Justiça disponibiliza tropas da Força Nacional de Segurança, compostas por policiais militares de elite de vários Estados para atuar no Rio se for necessário. Segundo ele, Cabral rejeitou o pedido por ora.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também afirmou hoje que o episódio de violência no fim de semana "mostra o quanto faltou o Estado, no sentido amplo da palavra, nessas comunidades que estão numa luta contra o tráfico".

A morte do terceiro policial foi confirmada hoje pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. O cabo Izo Gomes Patrício estava internado no hospital da Força Aérea do Galeão, localizado na Ilha do Governador, e não resistiu aos ferimentos. Ele teve queimaduras em quase todo o corpo.

Em nota divulgada no início da tarde desta segunda, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, negou que a ordem para invasão do morro tenha partido do presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos