Polícia diz ter encontrado "fortaleza do tráfico" em Heliópolis (SP)

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Uma fortaleza do tráfico, segundo o investigador Douglas Souza, do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), foi descoberta pela Polícia Civil de São Paulo na manhã desta segunda-feira (19), informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

De acordo com a secretaria, no imóvel, que fica na favela de Heliópolis, na zona sul da capital, há três portões de acesso e 15 cômodos distribuídos em quatro andares. A casa contava ainda com uma prévia de sistema para videomonitoramento da favela. Foram apreendidos 17 quilos de cocaína, segundo pesagem preliminar.
  • Andre Vicente/ Folha Imagem

    De acordo com a secretaria, no imóvel, que fica na favela de Heliópolis, na zona sul da capital, há três portões de acesso e 15 cômodos em 4 andares



Foram dois meses de investigações, conduzidas pela 1ª Delegacia do Núcleo de Apoio e Proteção à Escola (Nape), do Denarc, até chegar ao laboratório clandestino de drogas. O local fica próximo à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cidade Sol.

Dez policiais civis em viaturas descaracterizadas realizaram a operação no imóvel, precisaram ultrapassar três portões, o primeiro com três trancas, uma delas eletrônica, para adentrar o local. Os portões e o acesso difícil à favela, segundo o investigador, facilitaram uma possível fuga de traficantes.

"Quando chegamos já não havia pessoas no local. Mesmo assim, é importante desmontar um laboratório como esses, uma verdadeira fortaleza, que era usada para o tráfico", afirmou.

No topo da casa, foram apreendidos um tambor azul, três panelas e uma bacia, todos com cocaína. Três quilos de cocaína já haviam sido transformados em crack.

Foram apreendidos ainda dois radiotransmissores, éter, acetona, uma prensa e grande quantidade de fios, "que estavam transpostos em canos de PVC e formavam o início de um projeto de monitoramente de toda a favela", completa o investigador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos