Pontes são interditadas parcialmente na marginal Tietê (SP); veja alternativas

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Começou na noite desta segunda-feira (19) a interdição parcial de pontes da marginal Tietê, em São Paulo. Serão fechadas para as obras das pistas novas da marginal as pontes da Casa Verde, Limão, Freguesia do Ó, Bandeiras e Vila Maria. A Secretaria Municipal de Transporte estima que as obras devem causar aumento de 40% no trânsito da capital.

As novas pistas da Marginal Tietê



Às 23h desta segunda, três pontes foram interditadas parcialmente (Casa Verde, Freguesia do Ó e Vila Maria, na zona norte). Outras duas (Limão e Bandeiras) sofrerão bloqueios a partir de novembro.

Para quem utiliza as pontes, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que busquem caminhos alternativos a partir dos corredores radiais seguindo as placas usuais de indicação de acesso às pontes Piqueri, Júlio de Mesquita Neto, Limão, Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Vila Guilherme e Tatuapé. As alternativas valem apenas por 19 dias já que algumas vias também entrarão em obras no mês que vem.

A CET implantará um sistema de faixas reversíveis nos horários de pico da manhã e da tarde. Para monitorar o tráfego e orientar os motoristas, serão disponibilizados 66 agentes, oito viaturas, uma moto e um guincho.

Veja caminhos alternativos às interdições nas pontes:

Freguesia do Ó Casa Verde Vila Maria
Faixas da direita bloqueada entre 19.out e 4.nov, em ambos os sentidos Interditada faixa da esquerda da pista centro-bairro, entre 19.out e 3.nov Pista sentido bairro bloqueada entre 19.out e 30.nov
No sentido centro, utilizar a avenida Nossa Senhora do Ó, ruas Nelson Francisco, Manuel Pinto de Carvalho, Domingos Marchetti, ponte Júlio de Mesquita Neto, av. Nicolas Boer, pça. José Vieira de Carvalho Mesquita e av. Marquês de São Vicente No sentido centro, av. Braz Leme, pça. Heróis da FEB, av. Santos Dumont, pça. Campos de Bagatelle, ponte das Bandeiras, av. Santos Dumont, r. Rodolfo Miranda, r. David Biaggio, r. Matarazzo, r. Barra do Tibagi, r. dos Italianos, r. Sérgio Tomás, av. Norma Pieruccini Gianotti, r. Voluntários da Pátria, r. Alfredo Pujol, Leão XIII, av. Casa Verde, r. Domingos Torres, r. das Tangerinas, av. Casa Verde, r. Reims, pça. Delegado Amoroso Neto, av. Ordem e Progresso, pte. do Limão, pça. Luis Carlos de Mesquita, av. Marques de São Vicente No sentido centro, av. Guilherme Cotching, r. da Gávea, José Wasth Rodrigues, Curuçá, Maria Candida, av. Joaquina Ramalho, pça. Stélio Machado Loureiro, r. dos Machados, pte. da Vila Guilherme, pça. Ilo Otani, av. Carlos de Campos, av. Guilherme Cotching, r. Curuçá, Afonso Vergueiro, da Gávea, av. Bandeirantes do Sul, r. Carmópolis de Minas, pte. do Tatuapé, av. Salim Farah Maluf
No sentido bairro, av. Marquês de São Vicente, pça. José Vieira de Carvalho Mesquita, av. Nicolas Boer, ponte Júlio de Mesquita Neto, r. Domingos Marchetti, r. Maestro Gabriel Migliori, av. Nossa Senhora do Ó, r. Bartolomeu do Canto e av. Inajar de Souza No sentido bairro, viaduto Orlando Murgel, r. Sérgio Tomás, av. Presidente Castelo Branco, do Estado, Santos Dumont, pte. das Bandeiras, pça. Campos de Bagatelle, pça. Luis Carlos de Mesquita, av. Ordem e Progresso, pte. do Limão, pça. Delegado Amoroso Neto, r. Reims, av. Casa Verde, r. Leão XIII, Alfredo Pujol, Voluntários da Pátria No sentido bairro, av. Carlos de Campos, pça. Ilo Otani, pte. da Vila Guilherme, r. dos Machados, pça. Stélio Machado Loureiro, av. Joaquina Ramalho, r. Chico Pontes, av. Curuça, pça. Santo Eduardo, av. Guilherme Cotching, Salim Farah Maluf, pte. do Tatuapé, r. Cel Guilherme Rocha, Ciro Soares de Almeida, Gen. João Carlos de Botelho, Galileu Gaia, viaduto Curuçá, r. Afonso Vergueiro, r. da Gávea, av. Guilherme Cotching
  • *Fonte: CET-SP

O início das obras da nova marginal foi anunciado no último dia 4 de junho, pelo governo José Serra (PSDB) e pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).

A previsão de conclusão da pista central, com três novas faixas em cada sentido, é março de 2010. As quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/Castelo Branco) e três viadutos devem ser concluídos até outubro do ano que vem.

O projeto está orçado em R$ 1,3 bilhão. A expectativa é a redução de congestionamentos ao final das obras, o que deve diminuir o tempo das viagens em cerca de 35%, segundo a Dersa.

De acordo com o governo, a marginal Tietê apresenta filas de congestionamento de 30 km, em média, nos períodos de pico. Isso representa 25% do total de congestionamento medido na cidade de São Paulo e significa um desperdício de combustível de 1,5 milhão de litros/ano.





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