Caixa apresenta nova proposta aos bancários, e audiência no TST é suspensa

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, suspendeu nesta quarta-feira (21) a audiência de conciliação entre os representantes dos empregados da Caixa Econômica Federal e a direção do banco, que estava prevista para acontecer às 9h. A reunião foi transferida para a próxima sexta-feira.

A decisão do TST foi tomada depois que a Caixa apresentou uma nova proposta e solicitou a suspensão da audiência por considerar que há perspectivas reais de uma solução conciliada para o dissídio coletivo.

Os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf) concordaram com a suspensão.

Segundo eles, a proposta da Caixa, que prevê abono salarial de R$ 700 e contratação de 5.000 empregados até dezembro de 2010, será submetida às assembleias gerais.

O banco se comprometeu a não descontar nenhum dos dias parados, a compensar o período de acordo com a convenção assinada pela Fenaban, mas até 18 de dezembro, e se dispôs a negociar os dias descontados das greves de 2007 e 2008.

Houve ainda um compromisso de discutir uma proposta mais perene para a regra da PLR. Outros itens que já haviam sido apresentados pela Caixa também fazem parte da nova proposta, como o reajuste de 6% e as verbas para cesta-alimentação, tíquete-refeição e auxílio-creche/babá.

A greve nacional dos empregados entrou no 28º dia e ocorre nos 26 estados e no Distrito Federal.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Luiz Cláudio Marcolino, esse é o limite das negociações para evitar que o dissídio vá a julgamento.

O Comando Nacional dos Bancários recomendou que os trabalhadores aceitem as propostas apresentadas e encerrem a greve.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos