PM prende traficante acusado de ter participado de invasão no RJ; um morre e três são baleados

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 16h56

A Polícia Militar prendeu na tarde desta quarta-feira (21) no Rocha, zona norte do Rio de Janeiro, o traficante conhecido como "Torrão". Segundo a PM, ele é acusado de ser um dos chefes do tráfico da favela do Jacarezinho e de ter participado da invasão ao morro dos Macacos, no último sábado.

Nesta quarta-feira, policiais do 1º BPM (Estácio) balearam um homem identificado como "Leozinho dos Prazeres", um traficante do morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na zona sul da cidade. Ele foi levado ao Hospital Souza Aguiar, no centro, mas não resistiu aos ferimentos.

Em outra ação nesta quarta, na Vila Cruzeiro, no subúrbio do Rio, duas pessoas foram baleadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Marcelo Luiz da Cruz foi ferido com um tiro na cabeça, e José Carlos Guimarães Júnior, foi baleado no abdômen. Os dois estão no centro cirúrgico do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Segundo a Agência Brasil, José Carlos Guimarães Júnior é um estudante de 18 anos que foi atingido por uma bala perdida durante confronto entre a PM e traficantes.

Um terceiro baleado, Márcio Almeida Gomes, que foi atingido nas duas pernas e braço esquerdo, está recebendo atendimento. Ele veio do bairro de Olaria, também no subúrbio do Rio.

Operações pela manhã
Nesta manhã, os policiais prenderam três pessoas e um adolescente durante operação de combate ao tráfico de armas e drogas na comunidade de Antares, em Santa Cruz, também na zona norte.

Na ação, foram apreendidas 82 pedras de crack, 148 trouxinhas de maconha, 50 frascos de loló, 259 papelotes de cocaína, 79 criptonita (mistura de maconha com cocaína), uma pistola, um carregador e um rádio transmissor.

Com o jovem, foram encontradas duas agendas de contabilidade do tráfico, um binóculo, dois celulares, dois cordões e dois casacos camuflados.

Os confrontos na zona norte do Rio já deixaram 29 mortos desde o último sábado, quando traficantes do morro São João, controlado pelo CV (Comando Vermelho), invadiram o morro dos Macacos, controlado pela facção Amigos dos Amigos (ADA). Do total de vítimas, quatro morreram na madrugada desta quarta, durante tiroteio com a polícia no morro do Juramento, na zona norte.

No sábado, tiros que saíram do morro dos Macacos derrubaram o helicóptero Fênix-03 da PM com seis policiais dentro. Três deles morreram.

Desde então, policiais militares ocupam as favelas em busca dos traficantes envolvidos nos ataques. Um dos principais procurados é Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 33, que atua no complexo de favelas do Alemão (zona norte).

Mário Lima, presidente da Associação de Moradores do Parque Vila Isabel, onde fica o morro dos Macacos, contou ao UOL Notícias que cerca de 60% dos moradores da comunidade abandonaram suas casas e foram para outras comunidades temendo novas invasões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos