Operações da PM nos morros do Rio prendem 41 pessoas; 33 pessoas morreram

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Militar prendeu nesta quinta-feira (22) mais duas pessoas durante uma operação na favela da Cidade Alta, no bairro de Cordovil, zona norte do Rio de Janeiro. Eles são acusados de participar da tentativa de invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, no último sábado. Com isso, o número de pessoas presas subiu para 41.
  • Douglas Engle/Reuters

    Policiais carregam corpo na favela do morro Santo Amaro, onde houve tiroteio nesta quarta-feira



Cinco menores também foram apreendidos. Durante a ação, foram encontradas 223 trouxinhas de maconha, 362 sacolés de cocaína, 68 pedras de crack, 19 bolinhas de haxixe e uma pistola.

Os confrontos entre traficantes e policiais nas principais favelas cariocas já duram uma semana e mataram ao menos 33 pessoas. De acordo com a PM, 27 eram criminosos, três eram inocentes e três eram policiais. Ao todo, 31 armas e cinco granadas foram apreendidas e cinco carros foram recuperados.

Nesta quinta-feira, cinco operações aconteceram na cidade: uma nos morros de Fallet e Fogueteiro, uma no Complexo dos Lins e em Cachoeirinha, uma na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, uma na favela das Kelson's, na Penha, e uma na favela Barreira do Vasco, em São Cristóvão.

O objetivo das ações é localizar e prender traficantes envolvidos nos ataques ocorridos no último fim de semana no morro dos Macacos, quando um helicóptero da polícia foi abatido por traficantes, causando a morte de três policiais.

Na madrugada de hoje, dois corpos de homens foram deixados no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A Polícia Militar acredita que as mortes podem ter relação com os conflitos ocorridos ontem na Vila Cruzeiro. As causas das mortes dessas últimas duas vítimas ainda são desconhecidas.

Testemunhas informaram à polícia que um morador da favela levou as vítimas, já sem vida, ao hospital em uma Kombi. Segundo ele, a ação foi feita a pedido de traficantes. Os corpos tinham marcas de balas.

Outro homem foi preso durante a manhã na região de Realengo, na zona oeste, durante as operações. Segundo informações da PM, o suspeito estava na estrada Água Branca, quando foi flagrado com 50 trouxinhas de maconha e 157 pedras de crack.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos