Cabral diz que policiais do caso AfroReggae são "bandidos ao quadrado" e defende "punição dura"

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), classificou os policiais suspeitos de terem liberado criminosos e omitido socorro ao coordenador da ONG AfroReggae, no último domingo, no centro do Rio, de "bandidos ao quadrado". O governador defendeu uma "punição dura" aos policiais.

"Eu classifico os policiais do Rio de Janeiro como verdadeiros heróis, porque estão incansavelmente no combate ao crime. Mas é evidente que uma instituição grande como é a Polícia Militar ou a Polícia Civil há sempre aqueles que destoam para o mal. Foi o caso desses policiais, que são bandidos ao quadrado, porque cometem um ilícito de farda. Isso é absolutamente inaceitável. A punição tem que ser muito dura".

O governador disse que o episódio do último sábado, quando traficantes invadiram o morro do Macaco, ocasionando confrontos com a polícia que resultaram em dezenas de mortes mostra que o combate ao crime está "no caminho certo".

"O episódio de sábado passado mostra que estamos no caminho certo de enfrentar esse esquema poderoso que se apossou de áreas no Rio de Janeiro. (Esse tipo de crime) deve ser combatido incessantemente com o apoio do governo federal e da sociedade, que é o que estamos fazendo".

Cabral disse que tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diariamente e adiantou que terá uma reunião de trabalho com o ministro Tarso Genro (Justiça) na próxima terça-feira, mas não quis adiantar o que será tratado no encontro. Destacou, contudo, ações integradas dos governos estadual e federal no combate à criminalidade.

"Temos hoje mais de 24 mil policiais com bolsa formação. Temos o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Porque segurança não é só ação policial. Segurança é creche, escola, saúde, urbanização, saneamento. Temos hoje investimentos de quase R$ 1,5 bilhão nas favelas do Rio. Tudo isso tem a mão do governo federal, do Estado e do município".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos