Liberação de novas pistas da marginal Tietê não melhora trânsito em SP; cidade registra lentidão acima da média

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizada às 12h21

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava, por volta das 12h15, 100 km de vias congestionadas em São Paulo, quando a média histórica para o horário gira em torno de 40 e 70 km de lentidão.

Pela manhã, no primeiro dia de funcionamento de dois novos trechos na nova pista central da marginal Tietê, a lentidão ficou dentro da média. Por volta das 9h30, 101 km das vias monitoradas pela CET estavam congestionadas, o pico de lentidão da manhã.

Às 10h o trânsito começou a melhorar, mas, diferente da dinâmica normal, a partir das 10h30 a lentidão começou a aumentar.

A Dersa (empresa responsável pelas estradas do Estado) liberou desde as 6h o tráfego em três faixas da nova pista central da marginal, sentido rodovia Castelo Branco. O trecho tem 3,4 km.





O primeiro trecho liberado, de 2,2 km, fica entre a ponte da Freguesia do Ó e a ponte da CPTM. O outro, de 1,2 km, começa 200 metros antes da ponte do Tatuapé e vai até a saída da via Dutra.

Até o final da obra de ampliação da marginal, que começou em junho e deve terminar em março de 2010, a pista terá 15 km. O acesso será feito tanto pela pista expressa como pela local.

De acordo com a Dersa, a mudança foi feita para que haja maior fluidez do tráfego em direção ao Complexo Anhanguera-Bandeirantes e para que o fluxo da via local na altura das pontes da Freguesia do Ó e do Piqueri seja aliviado. A marginal também deverá apresentar melhor condição para absorver o fluxo vindo da avenida Salim Farah Maluf.

Pontes interditadas
Desde terça-feira, três pontes da marginal Tietê estão interditadas para as obras das pistas novas da via. Primeiramente, foram fechadas as pontes da Casa Verde, da Freguesia do Ó e da Vila Maria, na zona norte. Em novembro, serão interditadas as pontes do Limão e das Bandeiras.

Para quem utiliza as pontes, a CET recomenda caminhos alternativos a partir dos corredores radiais, seguindo as placas usuais de indicação de acesso às pontes Piqueri, Júlio de Mesquita Neto, Limão, Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Vila Guilherme e Tatuapé.

Veja caminhos alternativos às interdições nas pontes:

Freguesia do Ó Casa Verde Vila Maria
Faixas da direita bloqueada entre 19.out e 4.nov, em ambos os sentidos Interditada faixa da esquerda da pista centro-bairro, entre 19.out e 3.nov Pista sentido bairro bloqueada entre 19.out e 30.nov
No sentido centro, utilizar a avenida Nossa Senhora do Ó, ruas Nelson Francisco, Manuel Pinto de Carvalho, Domingos Marchetti, ponte Júlio de Mesquita Neto, av. Nicolas Boer, pça. José Vieira de Carvalho Mesquita e av. Marquês de São Vicente No sentido centro, av. Braz Leme, pça. Heróis da FEB, av. Santos Dumont, pça. Campos de Bagatelle, ponte das Bandeiras, av. Santos Dumont, r. Rodolfo Miranda, r. David Biaggio, r. Matarazzo, r. Barra do Tibagi, r. dos Italianos, r. Sérgio Tomás, av. Norma Pieruccini Gianotti, r. Voluntários da Pátria, r. Alfredo Pujol, Leão XIII, av. Casa Verde, r. Domingos Torres, r. das Tangerinas, av. Casa Verde, r. Reims, pça. Delegado Amoroso Neto, av. Ordem e Progresso, pte. do Limão, pça. Luis Carlos de Mesquita, av. Marques de São Vicente No sentido centro, av. Guilherme Cotching, r. da Gávea, José Wasth Rodrigues, Curuçá, Maria Candida, av. Joaquina Ramalho, pça. Stélio Machado Loureiro, r. dos Machados, pte. da Vila Guilherme, pça. Ilo Otani, av. Carlos de Campos, av. Guilherme Cotching, r. Curuçá, Afonso Vergueiro, da Gávea, av. Bandeirantes do Sul, r. Carmópolis de Minas, pte. do Tatuapé, av. Salim Farah Maluf
No sentido bairro, av. Marquês de São Vicente, pça. José Vieira de Carvalho Mesquita, av. Nicolas Boer, ponte Júlio de Mesquita Neto, r. Domingos Marchetti, r. Maestro Gabriel Migliori, av. Nossa Senhora do Ó, r. Bartolomeu do Canto e av. Inajar de Souza No sentido bairro, viaduto Orlando Murgel, r. Sérgio Tomás, av. Presidente Castelo Branco, do Estado, Santos Dumont, pte. das Bandeiras, pça. Campos de Bagatelle, pça. Luis Carlos de Mesquita, av. Ordem e Progresso, pte. do Limão, pça. Delegado Amoroso Neto, r. Reims, av. Casa Verde, r. Leão XIII, Alfredo Pujol, Voluntários da Pátria No sentido bairro, av. Carlos de Campos, pça. Ilo Otani, pte. da Vila Guilherme, r. dos Machados, pça. Stélio Machado Loureiro, av. Joaquina Ramalho, r. Chico Pontes, av. Curuça, pça. Santo Eduardo, av. Guilherme Cotching, Salim Farah Maluf, pte. do Tatuapé, r. Cel Guilherme Rocha, Ciro Soares de Almeida, Gen. João Carlos de Botelho, Galileu Gaia, viaduto Curuçá, r. Afonso Vergueiro, r. da Gávea, av. Guilherme Cotching
  • *Fonte: CET-SP

As alternativas valem apenas por 19 dias, já que algumas vias também entrarão em obras no mês que vem.

A obra
O início das obras da nova marginal foi anunciado no último dia 4 de junho, pelo governo José Serra (PSDB) e pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Serão três novas faixas em cada sentido da pista central, quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/Castelo Branco) e três viadutos.

O projeto está orçado em R$ 1,3 bilhão. A expectativa é a redução de congestionamentos ao final das obras, o que deve diminuir o tempo das viagens em cerca de 35%, segundo a Dersa.

De acordo com o governo, a marginal Tietê apresenta filas de congestionamento de 30 km, em média, nos períodos de pico. Isso representa 25% do total de congestionamento medido na cidade de São Paulo e significa um desperdício de combustível de 1,5 milhão de litros/ano.

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