Chuvas já causaram prejuízos a mais de 50 municípios no Paraná

Lúcia Nórcio
Da Agência Brasil
Em Curitiba

As fortes chuvas registradas no fim de semana nas regiões oeste, norte e noroeste do Paraná, com ventos de até 100 quilômetros por hora, trouxeram prejuízos a mais 13 municípios, elevando para 52 o número de municípios afetados por temporais no mês de outubro.

Desta vez, o mais atingido foi o município de Santa Helena, onde 200 residências foram danificadas. Duas pessoas morreram, uma delas no último sábado (24), em Campo Mourão. No momento da chuva, dois barcos de madeira que estavam no Lago da Usina viraram e um rapaz morreu.

Segundo o capitão Antonio Hiller, da Defesa Civil, atualmente 25 municípios estão com situação de emergência decretada. "Nosso último levantamento mostra que neste mês as chuvas afetaram 74.981 pessoas, danificando e destruindo 6.685 residências e deixando um saldo de 2.899 pessoas desabrigadas ou desalojadas, 51 feridas e duas mortas", disse ele.

Hiller afirmou, porém, que a situação não é preocupante, porque as ocorrências são pontuais, isoladas. "É diferente do que aconteceu no ano passado em Santa Catarina, onde as chuvas foram concentradas e num curto espaço de tempo."

De acordo com Hiller, a Defesa Civil atende a todos os municípios que solicitam apoio: "Num primeiro momento, o socorro é feito de imediato pelas defesas civis municipais, que, posteriormente, se necessário, recorrem ao órgão estadual."

A previsão do Serviço de Meteorologia para as próximas horas é de mais chuvas isoladas devido a uma frente fria que já passou pelo Rio Grande do Sul, e segue em direção a São Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos