Projeto de mediação de conflitos da ONU será implantado em três cidades brasileiras

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai implantar projetos de mediação local de conflitos em comunidades carentes brasileiras. O trabalho será feito em três cidades brasileiras, sendo uma comunidade de cada cidade, pelo Programa Cidades Mais Seguras da ONU em parceria com o Ministério da Justiça. A informação foi divulgada pela própria ONU.

Segundo o coordenador do Programa, Elkin Velásquez, o projeto será implantado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em uma cidade da região Nordeste ainda a ser escolhida. As comunidades de cada cidade ainda não foram definidas. O projeto ainda está em fase inicial de planejamento.

A ideia da proposta é que conflitos sejam resolvidos pela própria comunidade, de forma pacífica, antes que alguns casos sejam levados à Justiça.

"As instituições de Justiça, em diferentes países, promovem a mediação comunitária, a mediação por parte de terceiros atores, como forma de diminuir a impunidade e de evitar a escalada e a piora da situação. Cremos que é uma excelente ferramenta para construir condições de convivência em nossas cidades", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos