Operações da PF contra tráfico de drogas prendem 62 pessoas

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Como deve ser feito o combate ao
crime organizado?

  • Veja entrevista especial com o diretor do Instituto Giovanni Falcone, Wálter Maierovitch.


A Polícia Federal prendeu, durante duas grandes operações contra o tráfico de drogas nesta quarta-feira (28), 62 pessoas em diversos Estados do país.

Na operação Triângulo, foram presas 37 pessoas nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia acusadas de envolvimento com o tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos ainda 44 mandados de busca e apreensão. Cerca de 210 agentes da PF participaram da operação.

De acordo com a PF, o grupo é especializado na aquisição de cocaína e atuava na fronteira do Brasil com Paraguai, Bolívia e Colômbia para abastecer os traficantes dos cinco Estados.

No decorrer das investigações, que se iniciaram em dezembro do ano passado, em razão de uma prisão feita pela PF de Uberlândia em 2001, foram apreendidos 89 kg de cocaína e 20 kg de maconha, além de dinheiro, automóveis de luxo e motocicletas.

Presos cerca de 50 envolvidos em crimes em PE

A polícia prendeu cerca de 50 pessoas suspeitas de envolvimento em cinco quadrilhas especializadas em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes.


Segundo a polícia, os supostos traficantes usavam como "laranjas" casas de câmbio em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, para a lavagem do dinheiro adquirido ilegalmente nas atividades criminosas.

Já na operação Pérola foram cumpridos 25 mandados de prisão temporária também de integrantes de uma quadrilha internacional.

A ação ocorreu em Goiás, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Ceará e no Distrito Federal. Foram expedidos 49 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidas armas, um fuzil de uso militar e drogas.

Segundo a PF, um dos suspeitos já era condenado por tráfico internacional de drogas e liderava o grupo, que tinha ligação com um traficante que mora no Suriname.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos