Avião da FAB desaparece na Amazônia, diz Aeronáutica

Do UOL Notícias*
Em São Paulo


Atualizado às 17h54

O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu nesta quinta-feira (29) pela manhã na Amazônia.

Segundo a FAB, o avião realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15.

Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região e iniciaram as buscas, de acordo com o Comando da Aeronáutica.

Não há informações sobre a quantidade de passageiros, mas sabe-se que este modelo tem capacidade para carregar de nove a 14 pessoas.
  • Divulgação/FAB

    Imagem de arquivo mostra modelo idêntico ao que desapareceu


A FAB não soube informar a missão do voo. Também não se sabe se apenas militares estavam a bordo da aeronave. Em missões humanitárias, por exemplo, civis podem ser transportados pela Força Aérea.

A velocidade máxima que o C-98 Caravan pode chegar é 341 km/h. A aeronave, de fabricação norte-americana, possui 15,88 m de envergadura e 11,46 m de comprimento. O avião é utilizado no Brasil, Estados Unidos, Bolívia e Libéria.

Na FAB, o C-98 Caravan é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio e de transporte aeromédico e no Correio Aéreo Nacional.

*Com informações da Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos