Lobão se reúne hoje com grupo de trabalho que investiga apagão

Da Agência Brasil Em Brasília

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, se reúne hoje (17), às 9h30, com o grupo de trabalho criado para estudar as causas do apagão do dia 10 de novembro que deixou 18 estados sem energia elétrica. Participam representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Furnas.

Em nota divulgada ontem (16), o ministério informou que um curto-circuito foi o motivo do blecaute. De acordo com o ministério, o curto-circuito derrubou três linhas de alta tensão, o que provocou o desligamento de Itaipu. Com a perda da usina binacional, outras usinas foram desligadas por questões de segurança. Hoje, o ONS deve divulgar um relatório com as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e o que ocorreu no momento do blecaute.

A Comissão de Infraestrutura do Senado pode votar hoje requerimento do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), para que o ministro Edison Lobão e a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, expliquem o blecaute em audiência pública no Senado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos