Operação da PM na zona norte do RJ deixa um morto e interrompe aulas

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizada às 15h30

A violência no Rio vai diminuir até a Copa do Mundo de 2014?


A ocupação do morro da Formiga, vizinho à favela do Borel, na zona norte do Rio de Janeiro, por policiais do 6º Batalhão da PM da Tijuca e Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) entrou no segundo dia. Desde a noite de terça-feira (17) eles tentam localizar os responsáveis por um tiroteio na favela, que teria começado quando traficantes do Borel tentaram tomar os pontos de venda de drogas do morro da Formiga. Houve intensa troca de tiros e um homem não identificado foi morto por volta de 22h, segundo a Polícia Militar. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38 e cerca de dois quilos de droga. O Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) também está patrulhando a região.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a Escola Municipal Brito Broca e as creches municipais Tia Bela e Ronaldo Gazolla estão funcionando com baixa freqüência e a creche Tia Maria está fechada.

Mortos em confronto devem passar de 1.000 em 2009

De janeiro a setembro deste ano, 805 pessoas foram mortas em situações de enfrentamento no Rio, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado. Se a média de 100 mortes por mês continuar, até dezembro serão mais de 1.000 mortos em confrontos com a polícia. O número final de 2009, no entanto, deve ser ainda maior, já que não foram divulgados os dados de outubro, mês dos intensos conflitos nos morros do Rio, e novembro, quando novos tiroteios tomaram as favelas cariocas.



A PM também está desde a madrugada de hoje na comunidade Baixa do Sapateiro, no Complexo da Maré, também na zona norte. Os policiais receberam uma denúncia anônima e foram até uma casa na travessa Pedro Torres. Ali, eles encontraram grande quantidade de material de endolação (para embalar drogas) e um rádio transmissor. Ademar Barros da Silva, 46, que estava no local, foi preso em flagrante.

Durante o patrulhamento, Carlos Eduardo dos Santos, 33, também foi preso após a PM constatar que ele era um foragido.

Na tarde desta quinta-feira (19), a PM encontrou uma casa que servia como depósito de carga roubada, na Vila dos Pinheiros, também no Complexo da Maré. Entre os objetos recuperados estavam quadros, esculturas e demais obras de arte, além de equipamentos de informática e eletrodomésticos. Tudo foi encaminhado para o 22º Batalhão da Polícia Militar.

Na noite de ontem, policiais também ocuparam o morro Rola Bosta, na Baixada Fluminense. Houve confronto e duas pessoas foram presas - um jovem de 17 anos e uma mulher de 67. Em uma casa da região, a PM apreendeu 3.050 papelotes de cocaína, 604 trouxinhas de maconha, 467 pedras de crack, uma pistola Taurus 9mm, 3 rádios transmissores e uma granada.

Ontem, diversas operações aconteceram no Rio. Em Vila Isabel, na zona norte, três pessoas foram mortas em confronto com a polícia. Na comunidade de Antares, em Santa Cruz, zona oeste, o traficante Flávio do Nascimento Cardoso, conhecido como "2T", foi preso. Ele é suspeito de chefiar o tráfico na Cidade de Deus. Com ele, a PM apreendeu uma metralhadora, uma escopeta, uma granada, carregadores, munições e drogas.

Tiroteio assusta moradores; veja



Já no morro São João, no Engenho Novo, zona norte, um tenente da PM foi ferido de raspão na perna, mas passa bem. Três pessoas foram presas.

Na favela do Rebu, houve confronto e um homem morreu. Na Vila Kennedy, uma pessoa foi detida com drogas. No Curral das Éguas, mais dois homens foram presos. Em Bangu, também foram presas duas pessoas. E em Gogó da Ema, dois homens foram presos e um menor apreendido.

Houve ainda ações de combate ao tráfico de drogas na comunidade de Árvore Seca, no Complexo do Lins, no Méier, e na comunidade de Padre Miguel, onde drogas foram apreendidas.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos