Polícia prende homem acusado de maus tratos a pelo menos 65 idosos na Bahia

Luiz Francisco Especial para o UOL Notícias Em Salvador

Após quase um ano de investigação e monitoramento, a Polícia da Bahia prendeu na manhã desta quarta-feira (16) o proprietário da Associação Comunitária Tio Paulinho, Paulo César Souza Fonseca, sob a acusação de manter em cárcere privado e sob maus tratos pelo menos 65 idosos.

Quando os policiais chegaram à associação, localizada em Simões Filho (região metropolitana de Salvador), os idosos estavam em "situação deplorável", de acordo com a promotora Ana Rita Nascimento, coordenadora do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais).

"Os idosos estavam nus, sujos de fezes, e alojados em quartos escuros, com pouca ventilação, fechados por grades e cadeados", disse a promotora. Segundo ela, após a prisão do proprietário, alguns idosos se queixaram de maus tratos, lesões corporais e tortura física e mental. "Todos os idosos serão submetidos à perícia", afirmou a promotora.

As primeiras denúncias contra a Associação Comunitária Tio Paulinho chegaram ao Ministério Público no início deste ano. "Alguns vizinhos contaram que ouviam gritos dos idosos principalmente durante a noite", disse Ana Rita. A partir daí, a associação começou a ser monitorada constantemente. "Quando as evidências ficaram muito fortes, solicitamos a prisão temporária do acusado", complementou.

Ao ser preso, Paulo César Fonseca, que é policial civil, disse que provaria sua inocência e responsabilizou seus "inimigos" pela ação do Ministério Público. Em seguida, acrescentou que somente falaria em juízo, perante o seu advogado.

Um levantamento preliminar do Ministério Público revela que, somente este ano, a associação recebeu cerca de R$ 300 mil do Estado para cuidar dos idosos. Depois da perícia, todos os idosos serão encaminhados para outra instituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos