Angra troca festa de aniversário por missa ecumênica após tragédia

Maurício Savarese
Enviado especial do UOL Notícias
Em Angra dos Reis (RJ)

A Prefeitura de Angra dos Reis, no Estado do Rio, cancelou os festejos previstos para o aniversário da cidade, que completa 508 anos nesta quarta-feira (6), e realizou apenas uma missa ecumênica no início da noite de ontem em memória de pelo menos 52 pessoas mortas nos deslizamentos de terra no primeiro dia do ano.

Cerca de 300 pessoas se reuniram diante do prédio da prefeitura, no centro da cidade, para ouvir líderes religiosos ligados ao catolicismo, protestantismo e espiritismo. "Agora é hora não de festa, mas sim de união, de nos despirmos de vaidades pessoais e somarmos forças por Angra dos Reis. Precisamos levantar a cabeça para dar palavras de conforto aos moradores da Carioca e do Bananal", disse o vice-prefeito Essiomar Gomes.

O prefeito Tuca Jordão não participou do ato porque estava em reunião no Rio de Janeiro com o governador Sergio Cabral.

O pastor Sósteni Silva, da denominação pentecostal Assembleia de Deus, lamentou a perda de um templo no morro da Carioca. "Perderemos um templo e todos os irmãos que congregavam nele estão desabrigados, perderam tudo", contou.

O padre Gilberto Stanice leu trechos da Bíblia e exaltou os governantes locais, já que o texto religioso diz que "toda autoridade é constituída por Deus".

No fim de semana o prefeito já havia cancelado os festejos - que começaram na tarde de ontem e durariam até pouco depois da meia-noite. A administração pública trabalha nesta quarta-feira como se fosse dia útil na cidade.

"Não posso fechar a prefeitura por causa do feriado em um momento desses. Não vou forçar ninguém a trabalhar, mas acho que as pessoas vão entender que nesta hora a gente precisa somar esforços e deixar o descanso de lado", afirmou.

Por hora, está mantido apenas um evento em comemoração do aniversário: a exposição Angra 508 Anos, entre 15 de janeiro a 21 de fevereiro, no centro da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos