Sem ar-condicionado, bancários entram em greve devido ao calor em São Paulo

Talita Boros
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Após os termômetros alcançarem 33° C na segunda-feira (11), os funcionários de uma agência bancária localizada na avenida Guilherme Cothing, na zona norte da capital paulita, decidiram entrar em greve nesta terça-feira (12). E não é por causa de salários ou benefícios. O que os funcionários reivindicam é o ar-condicionado funcionando dentro da agência.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, a agência não possui janelas e desde outubro de 2009 o equipamento parou de funcionar. "Não tem condição de trabalho, os clientes desmaiam e os funcionários passam mal", afirmou Francisca Albuquerque, representante da sede do Sindicato na zona norte.

Os funcionários da agência, por meio da gerência, tentaram "diversas vezes" solicitar à Nossa Caixa a manutenção do equipamento quebrado, mas não obtiveram sucesso, segundo o Sindicato. E, devido à insalubridade do local, decidiram realizar a paralisação.

Segundo o sindicato, os bancários não voltarão ao trabalho enquanto a Nossa Caixa não consertar o equipamento.

Por meio da assessoria, a Nossa Caixa disse que não há greve de funcionários e sim uma "manifestação" do Sindicato dos Bancários sobre a ausência de ar-condicionado. O banco afirmou também que um técnico já trabalha no local para resolver o problema do equipamento e que a agência deve reabrir ainda hoje.

A recomendação para os clientes que encontraram a Nossa Caixa sem funcionários é a utilização do auto-atendimento da agência do Banco do Brasil para saques e consultas, localizada no número 1919 da mesma rua.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor deve continuar em São Paulo nesta terça-feira e a máxima pode chegar a 33° C novamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos