Chuva acima da média dobra nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau (SC)

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Fortes chuvas que atingiram o Vale do Itajaí, ao norte de Santa Catarina, voltaram a provocar estragos entra a tarde desta terça-feira (13) e a madrugada desta quarta (14). Em Blumenau, choveu o correspondente a 1/4 do total previsto para todo o mês de janeiro.

El Niño e umidade amazônica são as causas das chuvas no Sul e Sudeste do país

Entre a primavera e o início do verão choveu 935 mm em São Paulo, de acordo com informações da Somar Metereologia. A média da mesma época nos últimos 30 anos é de 550 mm, ou seja, no ano passado choveu 400 mm a mais, somente na capital paulista. De acordo com o instituto, em 2009, São Paulo superou a média histórica de chuvas nesse período



Segundo informações da Defesa Civil municipal, as chuvas são resultado do fenômeno El Niño, que causa o aumento da incidência de chuvas no Sul do país. "Já são três dias de chuvas porque essa é uma época mais propícia", afirma o major Neto.

As chuvas que atingiram Blumenau na tarde de ontem afetaram 38 ruas, 17 delas interditadas. Houve 210 chamados e 60 pedidos de vistoria em virtude de deslizamentos, mas nenhum estrago grave. Doze bairros foram atingidos. Foram 40 milímetros e uma hora e 100 milímetros em um dia.

O nível do rio Itajaí-Açu dobrou no trecho que corta a cidade, atingindo um pico de 5,6 metros entre as 22h e 23h. A altura normal oscila entre 2,2 m e 2,5 m. Segundo a Defesa Civil, a água acumulada de cidades vizinhas onde também choveu forte, como Indaial e Ibirama. hoje, o nível do rio às 16h ainda era de 5 metros.

Somente em Blumenau houve 40 deslizamentos de encostas e 13 casas foram evacuadas preventivamente. O maior problema, segundo major Neto, são as enxurradas. "Não há enchentes, mas como anda chovendo, desde segunda-feira, muito acima do normal, não há sistema de galeria que aguente", afirma.

Na tarde de hoje, segundo a Defesa Civil Estadual, não há problemas registrados no Vale do Itajaí, e a previsão é de tempo bom e com sol até o domingo (18), quando pode voltar a chover forte novamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos