Pesquisa aponta que 77% dos paulistanos reprovam políticas de transporte

Arthur Guimarães
Do UOL Notícias
Em São Paulo

A organização da cidade foi um dos itens mais destacados na avaliação negativa da população. Setenta e dois por cento dos entrevistados afirmaram estar totalmente insatisfeitos com as estratégias para melhorar o trânsito na cidade.

Já 77% dos paulistanos reprovam o tempo de deslocamento médio dentro do município. "Esse valor está em 2 horas e 43 minutos diários. É um absurdo", diz Oded Grajew, da secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo.

O transporte coletivo também foi alvo de críticas. Setenta e quatro dos entrevistaram foram unânimes em atestar como péssima a pontualidade dos ônibus. Na locomoção sobre trilhos, a sensação coletiva também não é das melhores. Cerca de 80% das pessoas acham insuficiente o tamanho da malha de Metrô - e somente 13% estão felizes com a quantidade de estações em seu bairro.

Vivendo essa rotina eletrizante, faltam aos cidadãos opções de lazer e descanso - carência que gera uma angústia registrada pela pesquisa. Pelos dados tabulados pelo Ibope, 64% das pessoas estão totalmente insatisfeitas com o grau de contato que têm com a natureza. Apenas 9%, por sua vez, estão felizes com a proximidade da própria residência com parques ou praças.

Na vida cultural, o ritmo acelerado da vida urbana em São Paulo também causa transtornos. Setenta e cinco por cento dos entrevistados afirmaram estar totalmente insatisfeitos com a periodicidade com que vão aos museus e exposições da capital. Além disso, seguindo a lógica da amostragem da pesquisa, apenas 5% dos paulistanos assumiram estar satisfeitos com a distância para encontrar algum teatro.

Vale a pena?
Apesar de tantas reclamações, o senso comum aponta que o desgaste por enfrentar tamanho caos seria recompensado por uma melhor condição financeira.

A pesquisa, no entanto, mostra que nem sempre essa máxima é verdadeira. Apenas 10% dos entrevistados se disseram satisfeitos com a própria renda, enquanto 74% relativizaram o suposto alto número de oportunidades na capital, dizendo que não estão totalmente satisfeitos com as opções de formação profissional disponíveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos