Defesa Civil registra 101 ocorrências por causa das fortes chuvas no Rio

Thais Leitão
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Defesa Civil do município do Rio de Janeiro registrou 101 ocorrências até as 7h da manhã de hoje (23) num período de 24 horas.

A cidade amanheceu com sol, mas por causa da chuva forte que atingiu diversos bairros no fim da tarde de ontem (22), o órgão chegou a entrar em estado de atenção e houve a recomendação, emitida pelo Sistema Integrado de Coordenação de Emergências, para que moradores de áreas de risco permanecessem em locais seguros.

De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, ficou fechado durante meia hora para as operações de pousos e decolagens por volta das 19h. Já o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim operou com o auxílio de instrumentos.

Pela cidade, os motoristas também tiveram transtornos, provocados por alagamentos e bolsões d'água em diversas ruas e pelo aumento de carros enguiçados, o que complicou ainda mais o trânsito.

O empresário Eli de Freitas, que saiu de Brás de Pina, na zona norte, por volta das 18h de ontem só conseguiu chegar à Barra da Tijuca, na zona oeste, às 21h, por conta dos engarrafamentos. Com o atraso, ele desistiu de viajar para a cidade de Teresópolis, na Região Serrana do estado, onde encontraria a família.

"Costumo fazer esse trajeto em pouco mais de uma hora, mas ontem tudo estava um caos. Muitos alagamentos e carros enguiçados por todo o caminho. Algumas vias estavam impraticáveis. Foi um fim de sexta-feira traumático. Até desisti de subir a serra de tão cansado com toda essa confusão", afirmou.

Os problemas também se estenderam às estradas. Na Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo, um deslizamento de terra na noite de ontem na Serra das Araras, altura do quilômetro 233, provocou interrupção da pista sentido Rio, por cerca de meia hora. Motoristas que trafegavam pelo local enfrentaram congestionamento de cinco quilômetros.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Rio é de mais chuvas durante o fim de semana. As temperaturas devem variar entre 22º e 30º Celsius.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos