Chuva deixa cinco regiões de São Paulo em estado de atenção

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Áreas de instabilidade geradas pelo calor registrado nesta tarde desta segunda-feira (1º) ocasionam chuvas na capital paulista e colocaram as regiões sul, leste e sudeste, além das marginais Tietê e Pinheiros em estado de atenção.

De acordo com imagens de radar do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), por volta das 17h30 chovia forte nos bairros de Campo Limpo, Santo Amaro e Jabaquara. Nas zonas leste e sudeste, a precipitação também era forte no Ipiranga, Penha Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista.

Nos demais pontos da cidade, chovia fraco, com alguns pontos moderados. Já na Grande São Paulo, há registro de chuva forte nas cidades do ABC, Mauá e Guarulhos.

De acordo com os meteorologistas do CGE, as chuvas devem perder intensidade na próxima hora. Apesar da chuva, até o momento não foi registrado nenhum ponto de alagamento na cidade.

Mais de 20 mil desalojados
Segundo balanço divulgado hoje pela Defesa Civil estadual, São Paulo contabiliza 20.227 desalojados pelas enchentes, desde 1º de dezembro de 2009. De acordo com o órgão, a região do Vale do Paraíba é a que concentra o maior número de desalojados: 5.888, seguida da região de Campinas, com 5.751. A capital paulista tem 2.548 pessoas desalojadas.

Ainda segundo o boletim, 34 municípios continuam em situação de emergência no estado. Apenas dois, São Luiz do Paraitinga e Cunha, permanecem em estado de calamidade pública. Outras oito estão em estado de atenção.

Trânsito
Por volta das 17h58, a cidade de São Paulo registrava 75 km de congestionamentos (9% das vias monitoradas), índice normal para o horário.

Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a pista expressa da Radial Leste, sentido bairro, era a via mais congestionada da cidade, com 3,9 km de congestionamento, do viaduto Pires do Rio até a rua Piratininga.

A pista expressa da marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, apresentava 3,8 km de lentidão da ponte Cidade Jardim até a ponte do Morumbi. Já na marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, havia 3,5 km de filas, da rua Azurita até a rua Brazelisa Alves de Carvalho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos