Cariocas comemoram Dia de Iemanjá com ação ambiental

Marina Lemle
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro

 

Todo 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, é comum as pessoas levarem oferendas ao mar e fazerem pedidos para suas vidas. Para celebrar a data, um grupo de cariocas resolveu fazer uma homenagem diferente. Em vez de pedirem algo para si, reuniram-se na praia do Arpoador (zona sul, entre Copacabana e Ipanema) nesta terça-feira para pedir saúde para as águas.

 

Centro do Rio recebe homenagem à deusa

Munidos de sacos de lixo, recolheram detritos largados na areia por banhistas e, em roda, cantaram juntos. “São músicas que falam de uma rede de consciência, do despertar e do cuidado com a natureza”, explicou o cantor André Grabois.

Segundo o médico Paulo Sá, professor de saúde pública e ambiental em Petrópolis (região serrana do Rio) e um dos organizadores do evento, a ideia foi aproveitar o Dia de Iemanjá para fazer uma celebração que combina diferentes rituais. Em um deles, a água doce trazida de Ibitipoca (Minas Gerais) será despejada no mar.

“A água cristalina simboliza um remédio homeopático para a purificação das águas do mar”, disse Paulo. Ele acredita que mesmo que as pessoas em volta não entendam muito bem o que está acontecendo, de alguma forma vão fazer uma conexão. “O objetivo é ser emblemático. Além de celebrar, vamos curtir.”

A mulher dele, a arteducadora Ana Lúcia Leite, lembrou que o recolhimento do lixo passa a ideia de oferecer uma cura em vez de se limitar a pedir algo só para si.

A fotógrafa e designer de sustentabilidade Vanessa Moutinho resumiu o objetivo da celebração de conectar as pessoas com a natureza: “A profundidade que existe no mar também existe nas pessoas. Todos carregamos poluição dentro de nós. Somos um só.”

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos