Inmet prevê calor intenso nos próximos dias

Da Agência Brasil
Em Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o calor continue intenso nas regiões Sul e Sudeste do país nos próximos dias. O instituto prevê temperaturas elevadas principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul, em torno de 41ºC, e São Paulo, com 38ºC. Na região central pode voltar a chover, principalmente em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso e as temperaturas devem ficar mais amenas.

Segundo a meteorologista do Inmet Maria das Dores de Azevedo, a intensidade do calor tem causas naturais e ocorre por causa da incidência direta do sol no Hemisfério Sul no período de dezembro a janeiro.

“O calor é devido ao sol no Hemisfério Sul, fica mais aquecida a parte aqui do Brasil, principalmente Região Sul e Sudeste do país, provocando essas altas temperaturas. A incidência de calor é muito maior nessa época do ano, entre dezembro e janeiro, provocando essas massas de ar quente na região.”

A meteorologista ressaltou que a intensa urbanização também é fator importante na incidência de calor, principalmente nas capitais. “A urbanização é a principal culpada nas grandes capitais. Devido ao asfalto e aos prédios, as correntes de ar já mudam. Então o aquecimento é bem maior”, frisou.

De acordo com Maria das Dores, não há provas de que o aquecimento global seja responsável pela alta nas temperaturas, já que calores intensos foram registrados em outros anos nessa mesma época.

“No Rio de Janeiro, onde a temperatura ontem deu 40,9º C, já chegou a 40,5º C nas médias históricas. A gente não pode culpar o aquecimento global, porque isso já ocorreu e está ocorrendo agora de novo. Por enquanto não há nenhuma prova de que esse calor tem como causa o aquecimento global.”

O Inmet recomenda que se evite pegar sol no período das 10h às 15h. Outras recomendações importantes são: usar filtro solar e tomar bastante líquido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos