Com chuvas, índice de atrasos em voos aumenta no país

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Com as chuvas que provocaram o fechamento de alguns dos principais aeroportos brasileiros em janeiro, o total de atrasos das companhias aéreas nacionais e estrangeiras aumentou em relação ao ano passado. Foram 17,8% de voos atrasados neste mês contra 15,5% no mesmo período de 2009, informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os dados são apurados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra no Brasil e consideram os voos que partiram com mais de 30 minutos do horário previsto.

Pelo quarto mês consecutivo, a TAM foi a empresa com maior índice de atrasos nos voos domésticos: 23,9% em janeiro, ante 18,8% do mês anterior e mais que o dobro do que os 10,5% registrados em janeiro do ano passado. A Anac afirma que está reforçando a fiscalização operacional sobre a companhia para identificar os motivos do crescimento dos atrasos.

Entre as maiores companhias brasileiras no transporte regular, a Azul, a Gol/Varig e Webjet melhoraram sua pontualidade com relação ao fim de ano.

A OceanAir, que havia registrado o menor índice em dezembro, com somente 8,7% das partidas atrasadas, subiu para 10,8% em janeiro deste ano. A Azul foi a empresa mais pontual no mês, com somente 6,3% das decolagens atrasadas.

A Gol/Varig, com índice de 13,2%, melhorou seu desempenho tanto em comparação com dezembro quanto em relação a janeiro do ano passado. A Webjet também foi mais pontual nas duas comparações e registrou em janeiro de 2010 atrasos em 14% das partidas.

Ainda segundo a Anac, as empresas que voam para a Europa e América do Norte tiveram mais impacto nos atrasos em razão das nevascas nas duas regiões.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos