Mesmo com padrão diferente de janeiro, fevereiro ainda deve ter chuvas acima da média

Raquel Maldonado
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Após 47 dias consecutivos, ontem (8) o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura de São Paulo, enfim, não registrou chuvas na capital paulista. Porém, essa trégua pode não vai durar muito, já que a previsão para a tarde de hoje em todo o Estado é de chuva forte, com direito a trovoadas.

O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Marcelo Schneider afirma que apesar do mês de fevereiro já apresentar um padrão mais característico de verão -- dias mais ensolarados e pancadas de chuva isoladas no final da tarde --, a previsão é de que a média para este mês, que é de 234,5 milímetros, seja ultrapassada. Segundo o último boletim do Inmet, até agora choveu 71% do que deveria chover durante todo fevereiro. Só nos nove primeiros dias do mês foram registrados 167,4 milímetros de chuva.

A última estimativa é de que chova cerca de 300 milímetros até dia 28. Segundo o meteorologista do Inmet, a previsão é de que até o mês de abril sejam registradas precipitações acima da média. “É claro que o que choveu em janeiro não vai chover em fevereiro ou março. As chuvas vão diminuir gradativamente, mas o que se espera é que até o outono sejam registradas médias mais elevadas”, diz Schneider.

Muito calor
Além das chuvas, as temperaturas também estão acima da média neste verão. Apesar da sensação de calor ter aumentado bastante nas últimas semanas, Schneider afirma que isso vem ocorrendo desde agosto. Na semana passada, os termômetros chegaram a marcar 33.8 ºC, recorde de calor do ano. Porém, a temperatura mais alta para o período foi registrada em novembro, quando tanto a mínima (20ºC) quanto a máxima (30ºC) estavam cerca de 4ºC acima da média.

A previsão é de que chova forte até amanhã. Depois, o tempo muda um pouco e a previsão, até pelo menos a segunda-feira de Carnaval, é de dias com temperaturas altas, céu ensolarado e pancadas rápidas no final da tarde em todo o Estado.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos