Polícia retoma negociação em rebelião na BA; detentos estão há 34 horas sem comida

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O governo estadual da Bahia informou que as negociações na rebelião no conjunto penal de Serrinha, perto de Feira de Santana, no norte do Estado, deverão ser retomadas às 18h no horário local (19h no fuso de Brasília).

O diálogo foi interrompido às 13h30 desta terça-feira (9), como forma de dar tempo para que os detentos discutam uma forma de acabar pacificamente com o protesto. Nessa nova oportunidade de conversa, eles terão uma hora para expor suas reivindicações. Segundo o governo, se nesse tempo não houver um acordo, a situação só sera retomada amanhã.

As informaçoes oficiais apontam que os presos estão com o fornecimento de energia elétrica e de água cortado, além de não receberem comida há cerca de 34 horas.

Histórico
Desde 7h50 da segunda-feira (8), os detentos estão em motim e reivindicam, entre outras coisas, a transferência para uma outra prisão, em Salvador. Segundo o governo, a área onde os detentos estão --chamada de 'seguro'-- tem capacidade para 30 presos e, atualmente, abriga 29 pessoas. Neste pavilhão, há oito celas, nas quais ficam os detentos considerados mais perigosos.

O detento morto no motim foi identificado como Joselito Alves da Silva, conhecido como Carioca. Outros três presos --Alex Brito da Silva, Márcio Gledson Pinheiro Costa e Antonio Rodrigues de Souza-- ainda são mantidos reféns pelo grupo.

A prisão permanecia cercada por policiais militares, que participam da negociação com os detentos, com o superintendente de Assuntos Penais da secretaria, Isidoro Orge.

A Secretaria de Justiça da Bahia informou que irá instaurar um inquérito para apurar as responsabilidades pela morte do detento feito refém, assim que o motim seja encerrado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos