São Paulo vê trégua da chuva após 47 dias

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Parece que São Pedro resolveu dar uma trégua a São Paulo neste início de semana. Após 47 dias consecutivos, a segunda-feira (8) não apresentou chuvas na capital paulista, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

A capital e a região metropolitana registravam chuvas desde 23 de dezembro. Os seguidos temporais causaram prejuízos e ao menos 74 mortes.

Entretanto, a trégua deve parar por ai: entre a tarde e a noite de hoje são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, diz a previsão do tempo. A manhã desta terça-feira começou com algumas nuvens no céu e temperaturas elevadas para o horário, em torno dos 24ºC na maioria das estações meteorológicas do CGE. Para as próximas horas, mais uma vez o predomínio de sol favorecerá a elevação das temperaturas que poderão novamente ultrapassar os 30ºC.

No decorrer da semana o tempo não muda muito e segue com condições bem típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no final das tardes. Mínimas em torno dos 22ºC e máximas chegando aos 32ºC. Nos próximos dias as áreas de instabilidade gradativamente ganham força e aos poucos retornam as condições de temporais para a Grande São Paulo.

Pelo país

A maior parte das regiões Sul e Sudeste do país deve registrar temperaturas elevadas e pancadas de chuvas nesta terça-feira, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Segundo o instituto, as chuvas devem acontecer de forma isolada e ficar concentradas no fim da tarde, mas devem ser fortes em São Paulo, Minas, Paraná e Santa Catarina.

As chuvas também devem atingir as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste nesta terça, devido ao intenso calor e a elevada umidade relativa do ar, que provoca áreas de instabilidade. Em Cuiabá, as temperaturas devem ficar entre os 32ºC e os 23ºC.

*Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos